IPTU

IPTU
2024

PRIMOM

PRIMOM
MELHOR LOJA DE MATERIAS DE ACABAMENTOS

15/09/2017

USINA SANTA TEREZINHA: SEMEANDO O VERDE PROMOVE ATIVIDADES EDUCATIVAS E PLANTIO DE ARVORES COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO


Semeando o verde
Durante todo o mês de setembro, mais de 5 mil crianças participam do projeto realizado pela Usina Santa Terezinha em comemoração ao Dia da Árvore. Desde 2012, o Semeando o Verde vem contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental de alunos da rede pública municipal de ensino. Em 2017, o projeto beneficia cerca de 5.500 estudantes do 3º, 4º e 5º ano de 33 escolas em 20 municípios e distritos do Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante todo o mês de setembro, alunos e professores estão envolvidos em atividades que englobam palestras educativas, apresentações teatrais, passeios ecológicos, concursos culturais com premiação e plantio de mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais. O projeto é realizado pela Usina Santa Terezinha em parceria com secretarias municipais de educação, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), e conta com patrocínio da FMC Agricultural Solutions. O Semeando o Verde comemora o Dia da Árvore (21 de setembro) e nasceu com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade ambientalmente responsável, colocando as futuras gerações como protagonistas de ações que contribuem para a recuperação e preservação do meio ambiente.  Até o final do mês, serão plantadas mais de 20 mil mudas de árvores, produzidas em viveiros próprios da Usina Santa Terezinha. O projeto envolve todas as unidades produtivas da empresa e é realizado com a participação de colaboradores e voluntários. Segundo a diretora de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação de Maringá, Maria Inês Benites Bria, a parceria de empresas privadas em projetos como o Semeando o Verde é importante para reforçar o papel de todas as esferas da sociedade na preservação do meio ambiente. Além disso, os assuntos tratados nas ações ajudam a reforçar muitos conteúdos que já fazem parte da grade curricular dos alunos. “A escola já faz um trabalho de conscientização ambiental. Mas quando o assunto é trazido dessa forma, colocando os alunos no centro das ações, plantando árvores e podendo relacionar o que aprendem com o significado da sustentabilidade, é maravilhoso. E eu tenho certeza que o resultado disso tudo vai refletir na produção dos trabalhos que eles farão para os concursos de desenho e redação.”

Semeando o Verde

A primeira semente para o projeto foi plantada em 2005, na Unidade Ivaté, com a realização do evento chamado Festa Anual das Árvores. A partir de 2012, passou a se chamar Semeando o Verde e foi disseminado para todas as unidades da Usina Santa Terezinha. Em seis anos de atividade, o Semeando o Verde já plantou mais de 170 mil mudas de árvores, contribuindo com a recuperação de cerca de 60 áreas de reflorestamento e envolvendo mais de 30 mil crianças em ações educativas com temáticas ambientais. Neste ano, o Semeando o Verde foi certificado com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), concedido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) do Paraná em reconhecimento a projetos que contribuem para o alcance das metas de sustentabilidade estipuladas pela ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto também já havia sido reconhecido pelas edições 2012, 2013, 2014 e 2015 do Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), concedido pelo Sesi em conformidade com as metas estipuladas na agenda 2000-2015 da ONU.

Sobre a Usina Santa Terezinha

A Usina Santa Terezinha é uma empresa brasileira do setor sucroenergético, composta pelo corporativo e o terminal logístico – em Maringá, o terminal rodoferroviário em Paranaguá, e as onze unidades produtivas em Iguatemi, Paranacity, Tapejara, Ivaté, Terra Rica, São Tomé, Cidade Gaúcha, Rondon, Umuarama (Costa Bioenergia) e Moreira Sales (Usina Goioerê) – no Paraná, e Usina Rio Paraná - no Mato Grosso do Sul. A empresa conta com mais de 16 mil colaboradores nos setores agrícola, industrial e administrativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário