CAMPANHA BOTA FORA

CAMPANHA BOTA FORA
TODOS CONTRA A DENGUE

PRIMOM

PRIMOM
MELHOR LOJA DE MATERIAS DE ACABAMENTOS

30/05/2015

FALECEU JOSÉ TEODORO PAI DO ADVOGADO MARCELO TEODORO

José Teodoro (In Memoria)

É com muita tristeza que comunicamos a todos o falecimento do senhor José Teodoro, pai do conceituado advogado paiçandueese Marcelo Teodoro da Silva. Seu José já enfrentava alguns problemas de saúde e hoje pela manha lamentavelmente ele nos deixou. Seu velório esta sendo realizado na Capela do prever e seu sepultamento será neste Domingo pela manha. Fica aqui as lembranças de um homem serio e honrado que com toda certeza cumpriu seu papel na terra. Nesse momento certamente esta ao lado do senhor Deus. Nossos sentimentos a toda família

.  

CÂMERAS VÃO REFORÇAR SEGURANÇA NAS RUAS EM PAIÇANDU DIZ CARLOS MARTINS PRESIDENTE DA CÂMARA

Carlos Martins (Carlos da Creche)
Presidente da Câmara 
O projeto para a criação de um sistema de segurança com câmeras foi uma indicação do vereador Carlos Martins (Carlos da Creche) na gestão passada. Porem o mesmo não foi implantado. Na atual gestão ao que tudo indica ele deve sair do papel e ser colocado em pratica é o que nos passou Carlos Martins. O projeto consiste em um sistema de vigilância controlado por Câmeras e que serão instaladas nas principais avenidas do município, pontos estratégicos e no distrito de Água Boa. Para um bom funcionamento do sistema o vereador acredita que a melhor forma de monitoramento será uma ação conjunta do município com a Policia Militar, assim seu funcionamento será de 24 horas. Hoje Paiçandu vive uma onda de assaltos a luz do dia, diversos comércios já foram assaltados, na maioria das vezes esses elementos intimidam os comerciantes causando total constrangimento nas vitimas. Com a implantação do sistema além dar segurança a comunidade em geral, fará com que as ações da policia Civil e Militar sejam ágeis e com mais rapidez em situações onde forem acionados. Para o vereador e Presidente da Câmara Carlos da Creche a implantação do projeto vem em um momento de extrema importância para a cidade. Inibir essa onda de assaltos em Paiçandu bem como dinamizar as ações da policia na busca dos suspeitos dos furtos e roubos. O distrito de Água Boa será um grande beneficiado uma vez que lá não unidades da policia militar. Apesar de pacata o lugar também enfrenta ações de vândalos marginais que se aproveitam da calma e simplicidade das pessoas que residem no local.           


29/05/2015

EM FIM! ACABOU A REELEIÇÃO, PREFEITOS, GOVERNADORES E PRESIDENTE DA REPUBLICA AGORA SÓ TERÃO UM MANDATO

Em votação na noite desta quarta­ feira (27), a Câmara Federal aprovou, por 452 votos a favor e 19 contra, o fim da reeleição para mandatos executivos ­ presidente da República, governadores e prefeitos. Houve ainda uma abstenção. O texto da emenda deverá agora ser votado em segundo turno na Câmara e segue para o Senado caso aprovado. A votação faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007. O texto aprovado é de autoria de Rodrigo Maia (DEM­RJ) e prevê transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012 nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores à eleição seguinte. Dilma Rousseff, reeleita em 2014, já não poderia se candidatar ao cargo em 2018. Segundo o texto, deputados estaduais e federais, senadores e vereadores continuam aptos a disputar a reeleição. Todos os partidos votaram em maioria a favor da emenda que acaba com a reeleição. O partido com maior número de votos contra o fim da reeleição foi o Democratas, com cinco votos 'não' de um total de 20 parlamentares. PT e PMDB, principal aliado na bancada governista, tiveram três votos contra a emenda cada um. Outros três votos contra vieram de deputados do PTB. A única abstenção também veio do PT, com Weliton Prado (MG). Confira a lista completa de como votou cada parlamentar. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), afirmou ser favorável à medida mais pelo efeito em cidades pequenas, onde, segundo ele, prefeitos acabam governando para se reelegerem. No entanto, ele diz duvidar do efeito em governos estaduais e na Presidência. "Já tive momentos com uma posição favorável e momentos com uma posição desfavorável, mas hoje estou consciente de que é melhor para o Brasil o fim da reeleição", disse Cunha. "A gente vê muitos problemas em prefeituras, especialmente as menores, em que o prefeito acaba, na realidade, fazendo o mandato em função da reeleição. Isso de uma certa forma impede a renovação dos quadros políticos, mas para as prefeituras, não sei se nos Estados e até na União tem o mesmo impacto", completou. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma política começou a ser votada nesta semana. Na última terça ­feira (26), o plenário rejeitou uma proposta que incluía na Constituição a permissão para que empresas fizessem doações para candidatos e partidos. Após a votação, a Ordem do Dia foi encerrada. 

28/05/2015

ASSASSINO DA VITIMA DE DOMINGO NO JARDIM CANADA SE APRESENTOU NA DELEGACIA E FOI PARA CASA

Simples assim. O assassino de Edson Cassio 31 anos se apresentou na delegacia de Paiçandu com seu advogado e como não foi preso em fragrante, foi liberado em seguida. Edson José Miranda, confessou que efetuou os disparos no ultimo Domingo. Edson Cassio morreu na hora, já Edson José Miranda, ficara solto até que seja julgado e isso sabe-se lá Deus quando será. Essa é a justiça Brasileira.
      

27/05/2015

NA MARRA: GOVERNO VAI DESCONTAR DIAS DE TRABALHO DOS PROFESSORES SE A GREVE NÃO PARAR

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, confirmou nesta segunda-feira (25) que o governo está processando o desconto em salário dos dias parados durante a greve dos professores. A secretária lamentou, ainda, as mobilizações do sindicato que representa a categoria em frente aos Núcleos Regionais de Educação (NREs), impedindo a entrada de funcionários e o andamento dos trabalhos, nesta manhã. São os núcleos que repassam à secretaria os relatórios de faltas dos professores. "Lamento tudo isso, pois os Núcleos Regionais têm que trabalhar, inclusive nos passando os relatórios de faltas", explicou a secretária durante entrevista coletiva à imprensa nesta manhã, na Secretaria da Educação, em Curitiba. No caso do Núcleo de Curitiba, que funciona no mesmo prédio da Paraná Previdência, os funcionários não puderam entrar e com isso foi prejudicado o andamento das perícias médicas e até o processamento do pagamento dos aposentados do Estado. Considerando a decisão judicial que declarou a greve abusiva, o lançamento das faltas relativas ao mês de abril está sendo realizado desde a semana passada, para desconto no mês de junho. A secretária explicou que, se houver retorno às salas de aula, há a possibilidade de não lançamento de faltas. Portanto, havendo reposição, serão cancelados os descontos. Implicações As faltas injustificadas geram diversos prejuízos à carreira dos professores, não apenas demissão. Com apenas uma falta, por exemplo, já há prejuízo na progressão na carreira. Com qualquer número de ausências em sala de aula fica comprometida a classificação em concurso para remoção (mudança de escola) e a partir da quinta falta o profissional pode perder o direito à licença especial (a cada cinco anos). Temporários Segundo a legislação em vigor, a contratação de professores e de pessoal temporários pode ser efetivada para suprir a falta de docente ou servidores decorrentes de aposentadorias, demissões, exonerações, falecimento ou afastamento. A Secretaria de Estado da Educação já lançou, no último dia 14, edital de contratação de professores temporários para trabalho na rede estadual de ensino de todo o Paraná. Este é mais um dos procedimentos na área anunciados neste ano, além das contratações de novos docentes e da quitação de pagamentos pendentes. Não há um número definido de vagas a serem ocupadas, pois o preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola. O período de inscrições começará em 1 de junho.
Calendário
A secretária frisou ainda que esta segunda paralisação, já com 25 dias de duração, compromete o escolar, sendo especialmente prejudicados os alunos que farão Enem e vestibular. As aulas, em alguns casos, só serão encerradas em fevereiro de 2016. Como há casos de escolas abertas, fechadas ou em funcionamento parcial, cada Núcleo Regional de Educação terá que elaborar e homologar calendários específicos para a realidade local.
Balanço do dia

Hoje são 352 escolas fechadas, entre as 2.158 que compõem a rede estadual. As demais funcionam totalmente ou parcialmente

PRESIDENTE DA CÂMARA CARLOS MARTINS FALA SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES

Carlos da Creche Presidente da Câmara de Paiçandu
" É lamentável o que vem acontecendo em todo estado do Paraná. Nossos alunos estão praticamente sem aulas desde o inicio do ano e é bem provável que irão perder o ano letivo, pois já estamos no meio de 2015. E quais forma as soluções apresentadas pelo Governo até o momento ? Nada absolutamente nada. O governo do estado errou no confronto com os professores e continua errando em permitir que essa greve continue. Os professores estão em busca de seus direitos e isso tem que ser respeitado. Se fosse outra classe de trabalhadores também sairia em apoio. É vergonhoso o que esta acontecendo no Paraná. Como todos os professores, estou revoltado com essa situação e me coloco a disposição daquilo que for possível para ajudar os profissionais da educação de nossa cidade. Contem comigo. Carlos Martins (Carlos da Creche) Presidente da Câmara de Paiçandu." 

26/05/2015

TRIBUNAL DE JUSTIÇA QUEBRA LIMINAR QUE IMPEDIA VEREADORES DE INVESTIGAR O PREFEITO TARCISIO

Tarcísio quer que Diego
Sanches seja expulso
do PT

Diego Sanches preside
a Comissão que esta
investigando Tarcísio 
O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis (PT), havia conseguido através de mandado de segurança, em abril passado, uma decisão liminar na 2ª Vara da Fazenda da comarca suspendendo a Comissão Processante que foi criada em fevereiro para apurar seu envolvimento no desvio de pneus doados pela Receita Federal ao município e que já resultaram no afastamento do ex-secretário Valdir da Fonseca (PT). Na última sexta-feira, em decisão monocrática, a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, do Tribunal de Justiça do Paraná, deferiu pedido feito pela Câmara de Paiçandu e suspendeu a liminar, que proibia qualquer ato posterior da CP, sob pena de nulidade. Assim, a Comissão Processante volta a funcionar normalmente até o julgamento final do mérito do pedido feito pelo prefeito. A CP é presidida pelo presidente do PT paiçanduense, Diego Sanches, contra quem Tarcísio pediu abertura de processo de expulsão do partido junto ao diretório estadual. Fonte Blog do Rigon

25/05/2015

SUZUKI DESLISA POR MAIS DE CEM METROS APÓS CHOQUE COM CORSA NA CAMPOS ELISEOS

Neste Sábado pela manha por pouco não aconteceu uma tragédia. Um motociclista passava pela avenida campos eliseos. Segundo relatos estava em alta velocidade, quando não conseguir frear sua moto a tempo e atingiu um  veiculo corsa. No impacto o motoqueiro foi arremessado na traseira do corsa já sua motocicleta deslisou por mais de cem metros, por sorte ninguém estava em meio a rua no momento do acidente. Uma equipe do Siate foi acionada e prestou os primeiros socorros para a vitima.

Equipe do Siate realiza os primeiros socorros

Motocicleta deslisou por mais de cem metros

Veiculo corsa envolvido no acidente

DIZEM QUE NO MUNDO DAS DROGAS VOCÊ TEM DOIS CAMINHOS: CADEIA OU CEMITÉRIO

Na tarde deste Domingo (24) ocorreu um homicídio na cidade de Paiçandu. O local do crime foi na rua São Carlos, no Jardim Santa Paula. A vítima Edson Cassino de Jesus, 31 anos, vulgo "Edy", foi alvejado por vários disparos de arma de fogo em sua residência. Acertando a cabeça e as costas da vítima.  Segundo a sua ex mulher que estava minutos depois do crime, disse ao Blog que Edson vinha ameaçando pessoas na cidade.  Informações da Polícia de Paiçandu, dão conta que o homem não tinha passagens criminais, mas queixas contra o mesmo, estava vindo com frequência as autoridades. A Policia informou também que a vítima estava vinculada ao tráfico de drogas. Todo fato aconteceu por volta das 17:30 horas. Foi necessário reforço policial de Mandaguari, uma vez o número muito alto de curiosos. A policia criminalística esteve no local periciando o cadáver e o IML acionado para recolher o corpo. Fonte Leandro Oliveira 

21/05/2015

ELA É CAMPEÃ PARANAENSE DE MUAY THAY E CAMPEÃ SULAMERICANA DE JIU JITSU E É DE PAIÇANDU

Hevellyn Moura Rocha orgulho paiçanduense
Hevellyn Moura Rocha, para muitos o nome pode parecer estranho ou nada popular. Mas ela é de Paiçandu tem 27 anos e dona de um dos mais importantes títulos de sua categoria.  Campeã Sulamericana de Jiu Jitsu. Hevelyn é filha de Valdinei de Oliveira Rocha ( O cantor) e de Salete Moura Rocha. Nasceu em Paiçandu, passou parte da infância em Água e Paiçandu. Sua paixão pelo esporte a levou a pratica do Muay Thay o do Jiu Jitsu. Sua dedicação nos treinos resultou em uma grande ascensão e os títulos em competições realizadas é uma conquista merecida de Hevellyn. Alem do titulo de Campeã Paranaense de Muay Thay, Evellyn ainda foi premiada nos seguintes campeonatos: Cinturão Norte Mato grossense de Muay Thay em 2014 categoria 63 Kilos, em Guarupuava 1º lugar de Muay Thay, em Maringá 1º lugar na Edição Golden Girls, em Maringá também  1º lugar no torneio União das Lutas, Copa dos Mestres em Maringá. Isso durante o ano de 2014. Em 2013 na Copa dos Gladiadores realizada em Maringá Evellyn foi uma das principais participantes de sua modalidade, no 2º Torneio IMB Fight ficando como vice campeã. Na categoria Jiu Jitso pela Confederação Brasileira Evellyn já conquistou os seguintes títulos: Copa da Amizade em 2014 vice campeã realizada em Umuarama, Em Presidente Prudente foi campeã 2013 do Open Presidente  Prudente. Circuito Open em Florianopoles em 2014 foi Campeã, Rio Open 2014 vice Campeã, São Open 2014 Campeã, Copa Nutricenter Sarandi 2014 Campeã, 2º Copa Nutricenter absoluto Vice Campeã, Campeonato Brasileiro de Barueri 2015 Terceiro Lugar, atual campeã 2014 sulamericana. Hevellyn Moura Rocha possui um dos currículos mais importantes do Estado do Paraná. Nas competições que participa ela leva o nome de Paiçandu. Mas para que alcance ainda mais espaço no cenário esportivo precisa de apoio e incentivadores. Com isso nossa cidade ganha, nosso estado ganha. Hevellyn Moura Rocha pode até mesmo disputar as próximas olimpíadas dentro de sua modalidade. Os pais são incentivadores contínuo dos sonhos de Hevellyn que almeja como todo atleta serio chegar ao degrau máximo que um desportista almeja. Hevellyn Moura Rocha é um orgulho para nos paiçanduenses.   
Medalhas e cinturão de campeã Paranaense


Hevellyn treina constantemente

Diariamente esta na academia

Hevellyn já é uma das principais atletas de sua categora

Revista estampou reportagem completa com Hevellyn

PREFEITO TARCÍSIO E OS PRAZOS PARA INQUÉRITO

Tarcísio
O desembargador José Carlos Dalacqua, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, atendeu pedido do delegado de polícia José Nunes Furtado, de Paiçandu, e autorizou mais prazo para que ele conclua o inquérito policial nº 1.299.301-0, que apura responsabilidade do prefeito Tarcísio Marques dos Reis (PT). Tarcísio já se livrou de outros inquéritos, mas este parece nada ter a ver com o exercício do mandato: a denúncia é de que haveria irregularidades em compras feitas pelo Colégio Estadual Vercindes Gerotto dos Reis quando era diretor daquele estabelecimento de ensino. Em novembro do ano passado o então delegado Gustavo de Pinho Alves (hoje, no Denarc) também solicitou dilação de prazo para concluir o inquérito. O desembargador autorizou que o inquérito seja concluído no máximo em 90 dias, retornando com o devido relatório. Fonte Blog Rigon

19/05/2015

GREVE GERAL NO ESTADO PRETENDE REUNIR 50 MIL SERVIDORES

Professores e outros servidores públicos estaduais de diversos setores estão reunidos nas praças Rui Barbosa e Santos Andrade, na área central de Curitiba, iniciaram no final da manhã desta terça ­feira, 19, uma caminhada em direção ao Palácio Iguaçu, sede do governo. Elestêm como objetivo pressionar o Executivo a aumentar a proposta de reajuste dos 5% para no mínimo 8,17%, equivalentes à inflação dos últimos 12 meses. Até as 10 horas, a organização contava 15 mil pessoas nas duas concentrações, e a Polícia ainda não tinha um número oficial. Já o governo disse que não irá negociarsem que os professores encerrem a greve. A expectativa dos organizadores é de que 50 milservidores de 21 categoriasse encontrem às 12 horas em frente ao Palácio. Além disso, também é aguardada uma reunião com a Casa Civil, que recuou e não enviou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei que determinava o reajuste de 5% para todos os servidores. O projeto seria encaminhado na segunda­feira, 18, mas o governo voltou atrás para reavaliar o impacto econômico na folha de pagamento do estado. Para a diretora financeira da APP Sindicato, Marlei Fernandes, o governo tem condições de dar um reajuste maior. "O governo tem insistido para voltar, mas ele tem que nos atender, temos estudos que mostram ser possíveis sim aplicar os 8.17%", concluiu.

13 DE MAIO DE 1888 ESSA DATA TE LEMBROU ALGUMA COISA ?

A escravidão no Brasil se consolidou como uma experiência de longa duração que marcou diversos aspectos da cultura e da sociedade brasileira. Mais que uma simples relação de trabalho, a existência da mão de obra escrava africana fixou um conjunto de valores da sociedade brasileira em relação ao trabalho, aos homens e às instituições. Nessa trajetória podemos ver a ocorrência do problema do preconceito racial e social no decorrer de nossa história. Durante o estabelecimento da empresa colonial portuguesa, a opção pelo trabalho escravo envolveu diversas questões que iam desde o interesse econômico ao papel desempenhado pela Igreja na colônia. Sob o aspecto econômico, o tráfico de escravos foi um grande negócio para a Coroa Portuguesa. Em relação à posição da Igreja, o povo português foi impelido a escravizar os indígenas, pois estes integrariam o projeto de expansão do catolicismo pelas Américas. No mundo do trabalho, a escravidão fez com que o trabalho se tornasse uma atividade inferior dentro da sociedade da época. O trabalho braçal era visto como algo destinado ao negro. Mesmo grande parte da mão de obra sendo empregada em atividades que exigiam grande esforço físico, outras tarefas também eram desempenhadas pelos escravos. Os escravos domésticos trabalhavam nas casas enquanto os escravos de ganho administravam pequenos comércios, praticavam artesanato ou prestavam pequenos serviços para seus senhores. Mesmo a escravidão tornando-se uma prática usual, não podemos nos esquecer das várias formas de resistência contra a escravidão que aconteceram. O conflito direto, as fugas e a formação de quilombos eram as mais significativas formas de resistência. Além disso, a preservação de manifestações religiosas, certos traços da culinária africana, a capoeira, o suicídio e o aborto eram outras vias de luta contra a escravidão.  Após a independência do Brasil, observamos que a escravidão se manteve intocada. O preconceito racial e os interesses dos grandes proprietários permitiam a preservação do sistema escravista. Somente no Segundo Reinado podemos contemplar a formação de um movimento em prol da abolição. Em meio à ascensão do abolicionismo, os interesses britânicos pela ampliação de seu mercado consumidor em solo brasileiro e a imigração de trabalhadores europeus davam brecha para o fim desse sistema. Durante o governo de Dom Pedro II, várias leis de caráter abolicionista foram sendo aplicadas. A gradação da política abolicionista traduzia o temor que certos setores da elite tinham em um processo de abolição brusco capaz de promover uma revolta social. A lei Eusébio de Queiroz, de 1850, foi a primeira a proibir o tráfico de escravos para o Brasil. Somente quase quarenta anos depois, em 13 de Maio de 1888, a Lei Áurea deu fim ao regime escravista brasileiro. Apesar do fim da escravidão, a abolição não foi acompanhada por nenhuma ação no sentido de integrar o negro à sociedade brasileira. A discriminação racial e a exclusão econômica persistiram ao longo do século XX. Apesar de várias ações governamentais que atualmente querem atenuar o peso dessa “dívida histórica”, ainda falta muito para que o negro supere os resquícios de uma cultura ainda aberta ao signo da exclusão.
Por Rainer Sousa
Graduado em História

18/05/2015

DOMINGO TEVE PARADA GAY EM MARINGÁ. VOCÊ FOI ?

A 4ª edição da Parada LGBT de Maringá, no norte do Paraná, reúne centenas de pessoas na tarde deste domingo (17). A concentração do evento, que também é conhecido popularmente como Parada Gay, começou às 14h na Praça Raposo Tavares, no Centro. Com trios elétricos e carros de som, o grupo fez uma passeata pelas principais ruas da cidade para protestar contra o preconceito. Às 16h30, a Polícia Militar (PM) informou que tinha contabilizado 500 participantes. O evento encerra a 4ª Semana Maringaense de Combate à Homofobia, que começou no dia 11 de maio. A edição deste ano tem como tema a frase “Quem sou eu para julgar?”, dita pelo Papa Francisco após a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013. Na ocasião, o Papa Francisco afirmou para jornalistas que os gays não devem ser marginalizados, e sim integrados à sociedade. O pontífice citou o Catecismo da Igreja Católica para reafirmar a posição de que a orientação homossexual não é pecado, mas os atos são. “Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?”, afirmou o Papa. Na última edição, o tema utilizado pelo movimento foi "Por uma Maringá mais colorida e sem transfobia". Já em 2013, "Estado laico e os direitos humanos" foi o escolhido. E na primeira edição, em 2012, a Parada LGBT teve como tema "Eu quero minha cidade livre da homofobia".


MAIS UMA INVASÃO DE PREFERENCIAL NO JARDIM PIONEIRO

O acidente aconteceu ainda pouco, envolvendo uma saveiro e uma motocicleta. O piloto da motocicleta seguia  pela rua José Faleiros Maia, quando no cruzamento com a rua Humaita a saveiro cruzou sua preferencial, por pouco não ouve algo mais grave. A equipe do SIAT foi acionada para socorrer a vitima que apenas se queixava de dores nos ombros. Não é a primeira vez que acontecem acidentes nas mediações destas ruas, em sua totalidade pode-se dizer que tudo é imprudência. 

Cruzamento da José Faleiros Maia com a Humaita  

    

FAMÍLIA DE PAIÇANDU TEVE A CASA INCENDIADA NESTE SÁBADO

Casa ficou totalmente destruída 
Uma família de Paiçandu perdeu a casa toda durante um incêndio criminoso que aconteceu na noite de sábado (16) na Avenida Ivaí, próximo da Penitenciária de Maringá. Um homem possivelmente bêbado e transtornado chegou com seu automóvel Vectra, quebrou o portão da residência, colocou fogo no veículo e foi embora. A casa incendiada é de sua ex-mulher, a dona Marilsa Kaschimichki. No momento do sinistro não havia ninguém na casa. O fogo que começou no carro foi pra casa destruindo todo o imóvel. Roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e documentos foram todos queimados. Bombeiros de Maringá controlaram o fogo mas tudo foi perdido. A dona Marilsa e seu filho moram juntos e estão desesperados. O homem que causou esse incêndio saiu de casa há cerca de 8 meses para morar com a cunhada, e desde então sempre vem perturbando a vida dessa família. A dona Marilsa disse  que o ex-marido fica valentão quando bebe, já chegou a agredir um idoso em Ivatuba quando morava lá. A família agora recomeçará a vida novamente tendo que reconstruir sua casinha de novo, comprar roupas, cobertores até porque esse inverno poderá ser rigoroso, e claro, continuar criando seu filho. Quero fazer uma campanha para doar imediatamente roupas, calçados, alimentos e cobertores para essa família. Quem tiver o interesse em ajudar entre em contato com própria Marilsa para pegar mais detalhes sobre tamanho de roupas e calçados. Ligue (44) 8833-2554 ou 3244-1867. Sua ajuda vai poder alimentar esperança para essa família humilde. Fonte Blog Perna/André Almenara

15/05/2015

VINGANÇA EM IVATUBA TIRA A VIDA DE JOVEM DE 21 ANOS

Assassinou com 30 facadas, foi executado com mais
de 30 tiros
 
José Carlos Gonçalves de 21 anos foi assassinado na manhã desta quarta-feira (13) na rua Valentina, centro de Ivatuba. A vítima tinha acabado de deixar o filho na creche quando foi surpreendida por dois suspeitos em uma moto preta. A dupla descarregou duas armas contra José Carlos que não teve tempo de se defender. Os tiros atingiram a cabeça e abdômen da vítima que morreu na hora. Pelo menos 30 tiros foram disparados contra José Carlos Gonçalves. De acordo com os familiares, José Carlos tinha deixado a prisão há exatamente 1 mês por ter cometido um crime de homicídio em 22 de dezembro de 2014 em Ivatuba. Na época dos fatos, Gonçalves matou com 30 facadas o senhor Nelson Inêz de 55 anos. Depois de ter cometido o assassinato contra o senhor de 55 anos, José Carlos ficou alguns dias fora da cidade e contratou o advogado criminal de Maringá, Morales, para o defender na justiça. Na primeira semana de janeiro de 2015, o acusado se apresentou na delegacia da polícia civil de Maringá e confessou o crime. Antes de ser levado para a cadeia, José Carlos aceitou dar uma entrevista para o repórter André Almenara contando os motivos pelo qual matou com 30 facadas o seu desafeto. A pivô desses dois crimes seria a atual mulher de José Carlos Gonçalves. A esposa teria recebido cantadas do senhor Nelson Inêz, e o marido ficou sabendo e não gostou. O desentendimento causou a morte do senhor de 55 anos e agora a morte do rapaz de 21. A polícia civil acredita que foi vingança por causa do crime do ano passado. Uma equipe de investigadores já está trabalhando no caso para levantar mais informações e tentar identificar a dupla de assassinos que cometeu esse crime. Muitos estojos de pistola calibre 380 e 9mm foram recolhidos pelo Instituto de Criminalística. FONTE ANDRE ALMENARA/ BLOG PERNA 

SUSPEITOS DE UM HOMICIDO NO PARQUE SÃO JORGE FORAM PRESOS NESTA QUINTA FEIRA

Operação da Policia Civil de Paiçandu resulta na prisão de dois indivíduos e na apreensão de um menor nesta tarde. Os mesmos foram detidos por serem suspeitos do Homicídio que vitimou Antônio Aparecido Soares Ferreira, ocorrido no dia 25/04/2015, no Parque São Jorge em Paiçandu. Os trabalhos no combate ao crime continua, contamos com o apoio da sociedade local. Fonte Policia Civil
Suspeitos foram presos nesta Quinta Feira
 

14/05/2015

FORTALECER O PDT: EM PAIÇANDU DE PAULA FOI RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA CARLOS MARTINS E NEZÃO

Cidão, Roberlei, Nezão, De Paula, Carlos Martins e
funcionárias do Legislativo
 
O prefeito de Sarandi e coordenador regional do PDT Carlos Alberto de Paulo, esteve nesta Quarta Feira em Paiçandu. Foi recebido na Câmara Municipal de vereadores pelo Presidente da Câmara Carlos Martins e o vereador Nezão. Vários assuntos foram discutidos principalmente o fortalecimento regional do PDT que tem na Presidência Estadual o ex Senador Osmar Dias. Carlos Martins e De Paula há vários anos tem uma parceria. O objetivo é fazer com que cada vez mais esse vinculo traga benefícios para Paiçandu.   De Paula passou para Carlos Martins ideias sobre projetos que foram implantados em Sarandi e que podem ser lançados no
Durante visita a Sarandi De Paula mostrou as obras
do município para Carlos Martins  
município. Falou sobre seu modelo de governo e da importância do Legislativo e Executivo andarem juntos em prol do desenvolvimento da cidade. De Paula conheceu as instalações da nova Câmara de Vereadores e em seguida visitou a prefeitura municipal. Conversou com funcionários e praticamente passou em todos os setores do executivo. Essa visita do prefeito de Sarandi Carlos de Paula há Paiçandu é uma das varias que ele pretende realizar em vários municípios da região onde o PDT tenham lideranças politicas. Com isso realizar conversas com os partidários e fortalecer a sigla já com o pensamento nas eleições do próximo ano. De Paula acredita que haverá mudanças em 2016, uma delas bem provável que seja é o fim das coligações partidárias, prevalecendo a eleição dos mais votados durante a disputa eleitoral. Carlos Martins e o vereador Nezão agradeceram a presença do prefeito Carlos de Paula, enaltecendo sua importância politica para a região bem como para o Estado do Paraná. Carlos Martins e De Paula há varios anos tem uma parceria. O objetivo é fazer com que cada mais esse vinculo traga beneficios para Paiçandu. 
                    
Doutor Walber, Carlos Martins e De Paula

De Paula no gabinete da Presidência, com Carlos Martins
Cidão, Val, Dr Walber e Nezão

Conhecendo a nova Câmara Municipal 

De Paula visita a prefeitura

De Paula no gabinete da prefeitura com Carlos Martins e Dr Marcelo Teodoro 

De Paula visitando departamentos da prefeitura  

De Paula conversa com funcionários da prefeitura

Nezão,  Dr Marcelo Teodoro, Carlos Martins e De Paula

De Paula conversou com vários funcionários da prefeitura 

VEJA DETONA GOVERNADOR DO PARANÁ BETO RICHA


Uma pergunta certamente é feita por toda a população do Paraná. De onde partiu as ordens e porque agir desta forma contra os professores de nossos filhos. Isto entra para a história de nosso estado como o dia em que o Governo do Estado mandou calar os professores do Paraná. Um fato lamentável que deveria ser esquecido mas que jamais será apagado da memoria dos paranaenses.  

13/05/2015

"FORA" SEGUNDO HOMEM FORTE DO PREFEITO TARCÍSIO NÃO FAZ MAS PARTE DO GOVERNO

Santo representou o prefeito
durante a inauguração
 
Santo Gardinal durante
inauguração do Sicoob
Santo Gardinal foi nomeado com o compromisso e a promessa de revolucionar a secretaria de industria de comercio de Paiçandu, no entanto na ultima semana, para espanto de muitos, ele foi exonerado do quadro de secretários do prefeito Tarcísio Marques dos Reis. Considerado para muitos a segunda voz da administração depois de Valdir da Fonseca, que embora também não faça mas parte da administração é visto constantemente participando das atividades municipais. Santo Gardinal foi escolhido pela sua honestidade e conduta intocável a frente de suas empresas. Durante o período que comandou a secretaria de industria e comercio alavancou o setor e tentou resgatar essa secretaria. Mas estranhamente foi exonerado pelo prefeito Tarcísio Marques dos Reis. No município, muitos disse e me disse, quando a bem da verdade o fato real de sua exoneração é um mistério ou não querem falar. Santo Gardinal por diversas vezes até mesmo representou o prefeito em solenidades e reuniões. Por estar ligado diretamente ao comercio acreditava-se muito em resultados positivos para Paiçandu durante o tempo em que fosse ocupar tão importante cargo. Agora! enquanto não há pronunciamento oficial de algumas das partes, nos resta apenas ouvir as mais diferentes histórias sobre essa baixa considerável da atual administração petista

.      

12/05/2015

EM MARINGÁ HOMEM PASSA POR CIRURGIA APÓS INTRODUZIR UMA CENOURA

Novamente Maringá é palco de uma história bizarra envolvendo plantas, sexo e hospitais. "Amor, fiz coisa errada!" Ao ouvir essa frase, a mulher suou frio ao pensar que o marido colocaria fim no casamento de vários anos, confessando uma traição. O que ela não imaginava é que a rival tinha um corpo afilado, pele em tons alaranjados, vasta cabeleira verde e pertence à tradicional família das apiáceas. Foi assim que um homem comunicou à esposa que havia introduzido uma cenoura no traseiro e a planta não fazia o caminho de volta. O caso aconteceu neste ano e exigiu cirurgia de emergência. O homem estava em casa quando, não se sabe o motivo, resolveu enfiar a planta inteira no próprio ânus ‐ e a cenoura entalou lá. Após a confissão, todos os envolvidos no caso foram parar no hospital. Para retirar a cenoura, foi necessário aplicar no homem uma raquianestesia ‐ procedimento geralmente usado em partos por cesárea, no qual o paciente perde toda a sensibilidade da cintura para baixo. Em virtude de suas propriedades e composição, a cenoura não aparece no raio‐x, tornando mais complexa a intervenção cirúrgica. A cenoura tinha um tamanho avantajado, pesando quase duzentos gramas. A título de curiosidade, é bom lembrar que apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A de um ser humano, quando consumidas de maneira normal. Após a cirurgia, o paciente recebeu alta e voltou para casa. Especula‐se que a esposa providenciou um cadeado para a despensa e trocou cenouras, berinjelas e afins por alface. Fonte O Diário  

ATÉ QUE EM FIM: RETOMADA AS OBRAS DE DUPLICAÇÃO ENTRE PAIÇANDU E MARINGÁ



A obra para duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu, foi retomada na tarde dessa segunda-feira (11). O trecho de 3,8 quilômetros está em fase final de pavimentação e construção de calçadas. A iniciativa faz parte de um pacote de oito obras anunciado pelo Governo do Paraná com o valor estimado de R$ 102 milhões. Os recursos provêm do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) e foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Banco do Brasil. Entre os projetos que serão retomados está a duplicação de trechos na PR-445, entre Londrina e Cambé, e da PR-417, entre Curitiba e Colombo. Além disso, será finalizado com pintura e sinalização, um contorno no entroncamento entre a PR-281 e a PR-419 em Agudos do Sul. O pacote também deve retomar a construção de acesso ao campus da UTFPR, em Francisco Beltrão, e a implantação de um viaduto na Avenida Paraná, em Foz do Iguaçu.

11/05/2015

FEIRA DO PRODUTOR DE PAIÇANDU COMPLETA 20 ANOS

Feira do Produtor de Paiçandu
A Feira do produtor, uma parceria com a Prefeitura de Paiçandu e agricultores do município, completa 20 anos em 2015 e beneficia produtores e toda a população. A comercialização proposta pela feira oferece inúmeras vantagens, levando os produtos direto do campo para o consumidor. Os preços são acessíveis, de qualidade, saudáveis e frescos. Muitos deles são produzidos sem nenhum tipo de agrotóxico ou defensivo, como produtos orgânicos (folhosas e condimentos). A feira acontece todas as terças-feiras das 17h às 22 h, no jardim pioneiro e também as sextas-feiras das 17h às 22h no Ginásio de Esportes, próximo ao centro.  Ao todo, contam-se 13 barracas, sendo elas: três barracas de pastéis, três barracas de doces, contendo pães, bolos e bolachas, cinco barracas riquíssimas em frutas e verduras, também uma barraca de peixe e uma de espetinhos variados. Há 20 anos, produtores da cidade de Paiçandu e região trazem para a população uma opção de alimentos muito mais saudáveis. Jorge Carrara, 57, produtor de hortaliças da região de Paiçandu participa da Feira há 30 dias e diz estar satisfeito em vender seus produtos. Segundo o produtor são de ótima qualidade e muito saudáveis. “É uma oportunidade muito importante. A minha preocupação era como iria levar o meu produto ao consumidor final. Por meio da Feira do produtor consegui realizar esse trabalho”, contou. A feirante Jozana Rubim Magalhães, 44, possui uma barraca de pastel e comenta que a Feira é bem localizada. “Esse trabalho é o meu meio de sustento, o que mantém as contas de casa”, salienta Jozana. Maurício Pereira é feirante de verduras há 13 anos em Paiçandu e diz que esse trabalho também é a sua maior renda da casa: “É com o que eu ganho na feira, que sustento a minha família”. Fotos: Secretaria de Agricultura: Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura

CAPOTAMENTO ONTEM NO PERÍMETRO URBANO DE PAIÇANDU

O capotamento aconteceu por volta das 19:00 Horas deste domingo  na saída  da PR 323 para entrar na marginal  no viaduto do meio enfrente a garagem da Paiçandu Veículos. Quando o motorista deste corsa errou a  entrada para pegar a marginal e  subiu a guard rail perdendo o controle do veiculo vindo a capotar em seguida. No carro havia mais duas pessoas, mas ninguém se  feriu sô mesmo danos materiais.


Por pouco mão ouve vitimas fatais 





10/05/2015

MÃES PARABÉNS PELO SEU DIA

O vereador Nezão Parabeniza todas as Mães de Paiçandu e Água Boa. Que nesta data todas os lares sejam abeçoados com o grande amor de Jesus Cristo. Homenagem do ver
eador Nezão.
Vereador Nezão

PARABÉNS MÃES PELO SEU DIA

O presidente da Câmara de Paiçandu, Carlos Martins, deseja a toda as mães de Paiçandu um abençoado dia das Mães. Que todos os filhos respeitem suas mães, pois elas é a razão de nossa existência. Homenagem do vereador e presidente da Câmara Carlos Martins o Carlos da Creche.





Presidente da Câmara Carlos Martins, Carlos da Creche

08/05/2015

APÓS VIOLÊNCIA CONTRA ´PROFESSORES HOMEM FORTE DA SEGURANÇA DO PARANÁ ESTA FORA DO GOVERNO

Francischini era aposta certa de Beto Richa
O confronto entre policiais militares e professores no Centro Cívico no dia 29 de abril acabou em arremate final nesta sexta-feira (08). Depois do secretário da Educação e do Comandante da Polícia Militar, o secretário da Segurança Fernando Francischini sai do cargo. O novo secretário será Wagner Mesquita, comandante do setor de inteligência da polícia. Os boatos de que Francischini sairia do cargo começaram na quarta-feira (06), depois que uma carta enviada pelo então comandante-geral, Cesar Vinícius Kogut, na terça-feira (05) ao governador, se tornou pública e agravou ainda mais a crise. Apesar de todos os comentários, Beto Richa teria lhe dado a garantia de que ele permaneceria, apesar da pressão para a saída. A carta funcionou como resposta às declarações de Francischini, em coletiva de imprensa, que atribuiu a violência desencadeada no protesto do dia 29 de abril à PM. Kogut, que entregou o cargo nesta quinta-feira (07), afirmou que Francischini "foi alertado inúmeras vezes pelo comando da tropa e pelo Comandante-Geral sobre os possíveis desdobramentos durante a ação". Francischini, por meio de nota, diz ter sido "mal interpretado em alguns pontos".
Trecho que segundo fala-se complicou situação do ex secretario 

"FALTA POUCO" VACINA CONTRA DENGUE DEVE CHEGAR NO INICIO DE 2016

A empresa farmacêutica Sanofi Pasteur pretende oferecer sua vacina contra a dengue ao mercado brasileiro no início de 2016. A empresa encerrou os testes clínicos e apresentou o pedido de registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 31 de março deste ano. A agência informou em seu site que a Sanofi já finalizou as etapas de estudo clínico e o pedido de registro tem análise prioritária. Para dar conta da demanda esperada, a empresa inaugurou uma fábrica em Lyon, na França, com capacidade para produzir 100 milhões de doses por ano. Para garantir imunização, a vacina deve ser aplicada em três doses, com intervalos de seis meses. Será a primeira vacina contra a dengue no mercado, mas o custo por pessoa ainda não foi definido. A vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantã, de São Paulo, tem um atraso de mais de quatro anos em relação à concorrente. De acordo com a Anvisa, enquanto a Sanofi já encerrou a fase três dos testes clínicos, iniciada em dezembro de 2010 e que avaliou a eficácia da vacina, o Butantã entrou com o pedido para iniciar esses testes apenas no dia 10 de abril de 2015. Conforme a agência, os estudos da fase dois do ensaio clínico da vacina do Butantã ainda não foram concluídos. Esse estudo, que avalia a segurança para a população e a resposta da vacina ao vírus, estará disponível no final de junho. Só após a conclusão dos testes será possível pedir o registro do imunizante. A vacina brasileira tem a vantagem de ser aplicada em dose única para imunizar contra os quatro sorotipos de vírus da doença.

07/05/2015

POLICIA RODOVIÁRIA APRENDE 13 KG DE MACONHA EM PAIÇANDU

A Polícia Rodoviária (PRv) apreendeu na madrugada dessa quinta-feira (7) 13 kg de maconha escondidos em um carro na PR-323 em Paiçandu (a 16 km de Maringá). A apreensão aconteceu por volta das 5h no km 312 da rodovia. Em vistoria ao Fiat Palio de cor preta, foram encontrados 16 tabletes da droga escondidos, tanto no banco traseiro quanto no painel corta-fogo. Dois homens (um de nacionalidade brasileira e outro paraguaia) ocupavam o veículo e foram detidos. Segundo relato, os suspeitos receberiam a quantia de R$ 1 mil para levar a droga de Guaíra para Maringá. Diante dos fatos, ambos foram encaminhados à delegacia.
Observe os tabletes dentro do carro 

Foram apreendidos 13 kg de maconha

SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA MAIS UMA MORTE POR DENGUE

Textos, fotos, artes e vídeos da odiario.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o eúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização de odiario.com. As regras têm como objetivo proteger o investimento que odiario.com faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://maringa.odiario.com/parana/2015/05/saude-confirma-terceira-morte-por-dengue-na-15a-regional/1395601Textos, fotos, artes e vídeos da odiario.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização de odiario.com. As regras têm como objetivo proteger o investimento que odiario.com faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://maringa.odiario.com/parana/2015/05/saude-confirma-terceira-morte-por-dengue-na-15a-regional/1395601/A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou na terça-feira (5) mais um morte por dengue na 15ª Regional de Saúde. De acordo com a assessoria de imprensa, a vítima foi um idoso de 88 anos, que morreu no último dia 9 de abril, em Floresta (a 30km de Maringá).Com essa morte, sobe para três o número de pessoas que morreram na área de abrangência da 15ª Regional este ano após contraírem o vírus da dengue. Os outros dois casos ocorreram em Paiçandu (a 16km de Maringá) e Ângulo (a 32km de Maringá). No Paraná, são 11 mortes confirmadas. O 16º boletim epidemiológico da doença, divulgado ontem pela Sesa, informa ainda que 55 municípios paranaenses estão em situação de epidemia. Os municípios epidêmicos se concentram nas regiões Norte, Noroeste e Oeste. De agosto de 2014 a abril de 2015, foram confirmados 12.828 casos de dengue no Paraná.

LIDERES POLÍTICOS QUEREM QUE PAIÇANDU TENHA 13 CADEIRAS NA PRÓXIMA LEGISLATURA

Presidente da Câmara Carlos Martins
A informação é do atual presidente da Câmara de Paiçandu Carlos Martins. Segundo ele inúmeros lideres de partidos estão entrando em contato com ele para ver a possibilidade da Câmara mudar o projeto de Lei que revogou e manteve as nove cadeiras na Câmara de Paiçandu.  Presidentes de partido estão me procurando e solicitando que a atual mesa legislativa retorne as negociações sobre o projeto diz Carlos Martins. Na gestão passada Carlos Martins foi o principal vereador que questionou a mudança da Lei e se  manteve contra esse aumento. " Sou absolutamente contra, na minha opinião não existe essa possibilidade, mas se alguns dos vereadores apresentar essa proposta a Casa tem obrigação de colocar para leitura o projeto". Finaliza Carlos Martins.

PRESIDENTE DA AMUSEP CARLOS ZAMPAR PEDE EMENDAS PARA A SAÚDE


O prefeito de Itambé, Carlos Zampar (PT), presidente da Amusep, visitou o  deputado federal Edmar Arruda (PSC) e pediu apoio junto ao governo federal para viabilizar emendas na área da saúde para as cidades que formam a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. Fonte Rigon

Zampar
Jonas Lima, Jaime Dalagnol, Valter Guerlles, Edmar Arruda, Carlos Zampar e Divino

PADRE JÉFERSON O SENHOR ESTAVA AONDE MESMO ?

O padre Jeferson Batista da Cruz da cidade de Paranacity pediu afastamento das funções até o fim do inquérito policial que tramita pela delegacia de polícia civil de Maringá. A decisão foi divulgada na manhã desta terça-feira (5) pela Arquidiocese de Maringá. A iniciativa partiu do religioso que não estava celebrando missas na igreja Nossa Senhora de Lourdes desde o fim de semana. O advogado do padre, Laert Mantovani Júnior disse que não foi comunicado do afastamento do pároco, portanto, não soube responder o motivo do afastamento. O padre Jeferson Batista da Cruz no dia 17 do mês passado teria sofrido um assalto na saída de um shopping de Maringá por 4 homens armados e encapuzados que o levaram para um mato e roubado seu veículo. A polícia civil descobriu que o religioso contou uma versão fantasiosa. Uma equipe da furtos e roubos apreendeu adolescentes envolvidos no roubo que contaram uma outra versão. A polícia civil descobriu que o padre Jeferson estava em um local onde é frequentado por viciados em drogas e encontro de homossexuais. Já o advogado do padre em uma entrevista coletiva para a imprensa confirmou que o religioso contou essa versão do assalto com medo de represália e por ter sido ameaçado de morte. Fonte André Almenara/Blog Perna

05/05/2015

E A GREVE DOS PROFESSORES VÃO CONTINUAR E AGORA BETO RICHA! VAI FAZER ELES VOLTAREM A DAR AULA NA MARRA ?

A greve dos professores e servidores da rede estadual de educação do Paraná vai continuar. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (5), em assembleia realizada na Vila Capanema. A reunião foi a última atividade de um dia repleto para o funcionalismo público do estado. Pela manhã, professores, estudantes e representantes de diversos sindicatos trabalhistas do estado participaram de uma nova passeata, em Curitiba. Os servidores também participaram de uma reunião com  membros do governo do estado para discutir a questão da data base das categorias. O ato unificado dos trabalhadores, como foi denominado o evento, começou por volta das 9 horas, com concentração na Praça 19 de Dezembro. De lá, iniciou-se uma passeata rumo ao Centro Cívico, em frente ao Palácio do Governo. Segundo estimativas da Guarda Municipal de Curitiba, 25 mil pessoas participaram do protesto, que ocorreu pacificamente. Já o Fórum das Entidades Sindicais, responsável pela organização do ato, estipulou entre 20 e 22 mil participantes. Nos cálculos da Polícia Militar (PM), que envolve análises como cumprimento e largura das ruas e monitoramentos aéreos, o ápice do movimento concentrou dez mil pessoas. Com roupas ou adereços pretos, os manifestantes deixaram a Praça 19 de Dezembro por volta das 10h40. A caminhada em direção ao Centro Cívico seguiu de maneira pacífica, sem nenhum registro de violência tanto por parte dos manifestantes como por parte da PM, que estava com uma equipe reduzida no local em comparação com os protestos anteriores.

MINISTÉRIO PUBLICO JÁ ESTA APURANDO O ABUSO DE PODER CONTRA OS PROFESSORES

Cerca de 80 pessoas prestaram depoimentos e 150 e-mails, com imagens e vídeos, foram recebidos pelo Ministério Público do Paraná, no âmbito das investigações sobre os excessos na repressão da manifestação pública ocorrida no dia 29 de abril, nos arredores da Assembleia Legislativa do Paraná. O material servirá de subsídio ao procedimento criminal, já instaurado pelo MP-PR, e ao procedimento preparatório de inquérito civil. As investigações buscam apurar as repercussões de natureza penal, no caso os excessos atribuídos às forças policiais empregados na operação, em sua completa cadeia de comando e subordinação. Em igual medida a intenção é investigar a violação de direitos fundamentais, entre os quais o cerceamento da liberdade de manifestação, de pensamento, de comunicação, de locomoção, de reunião pacífica, em locais abertos ao público, bem como o direito-dever de vigilante acompanhamento da atividade dos órgãos públicos e de representação política, dos quais se espera máxima transparência, estrita legalidade, com o inerente dever de proteção à vida e à incolumidade física e à dignidade da pessoa humana. Fonte Paraná On Line