CAMPANHA BOTA FORA

CAMPANHA BOTA FORA
TODOS CONTRA A DENGUE

PRIMOM

PRIMOM
MELHOR LOJA DE MATERIAS DE ACABAMENTOS

27/03/2014

ESTARIA UM SECRETARIO DE PAIÇANDU DIRECIONANDO EMPRESAS QUE GERAM RESÍDUOS SÓLIDOS ?

  NOTA DE ESCLARECIMENTO

“Gerar lixo é uma consequência natural da passagem do ser humano pelo planeta, porém, é necessário que todos os setores da sociedade, empresa, consumidor e Poder Público, tenham consciência do papel da cada um nesse processo”. Desde o início da existência do ser humano que, GERAR LIXO é uma conseqüência natural da passagem do homem pelo planeta. Com passar dos tempos o aumento das civilizações, culminando com a Revolução Industrial, o lixo passou a ser um problema mundial, provocando graves epidemias, levando a morte, milhões de pessoas. A pesar da gravidade do problema, o Brasil foi um dos países que mais demorou em tratar o assunto com a seriedade necessária, haja vista, que, o projeto de Lei ficou 20 anos em discussão no Congresso Nacional. Enquanto isso, o problema só aumentava uma vez que todos acreditavam que gerar lixo era um direito de todos e um dever do estado.  Finalmente, em agosto de 2010 foi publicada a Lei Federal Nº 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos atribuindo a todos, sociedade, Poder Público, geradores públicos e privados a responsabilidade pela correta destinação do lixo, sobre pena de incorrer em crime contra a lei 9.605/1998 de crime ambiental, podendo a pena variar em reclusão de um a cinco anos de reclusão e multa. De acordo com o Art. 54.  “a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”, deveria ser implantada no prazo de até 4 (quatro) anos após a data de publicação da referida lei. No entanto, alguns municípios, em especial Paiçandu, não fizeram a divulgação necessária desse prazo, deixando os geradores em apuros, pois todos têm que adequar suas atividades geradoras de resíduos à Política Nacional de Resíduos Sólidos, até Agosto desse ano. A Prefeitura Municipal de Paiçandu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem notificado alguns seguimentos comerciais e de serviços a comprovarem a correta gestão dos resíduos gerados em suas atividades. Até ai tudo bem, porém, fomos informados que certo Secretário tem indicado algumas empresas para os prestadores de serviços, comerciantes e empresários, dizendo que eles têm que contratar uma das empresas indicadas por ele. Estamos averiguando e caso seja confirmada essa informação, estaremos denunciando ao Ministério Público. Por tanto fiquem espertos, caso algum funcionário da prefeitura, indique alguma empresa, chame a Polícia e denuncie. O trabalho deles deve tão somente ser o de notificá-los e não direcionar pra essa ou aquela empresa. Essa informação chegou até o Blog através de um comerciante que passou essa situação, porem não quis se identificar para não sofre represálias. Mas nos disse que se mais algum comerciante aceitar ambos irão ao Ministério Publico, pois pelo pouco que sabem, entendem que têm o direito de escolherem a empresa que achar conveniente.

4 comentários:

  1. Anônimo3/27/2014

    Releases
    27/03/2014 17:01
    27/03/2014 - PALMAS - MP participa do cumprimento de mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal
    Computadores, arquivos digitais e documentos contábeis foram apreendidos, na quarta-feira (26 de março), na Câmara Municipal de Palmas, município do Sul do Paraná, dentro de uma investigação sobre supostas irregularidades no pagamento de despesas (sem a realização de empenhos), no período de janeiro a março de 2014. O mandado de busca e apreensão do material foi expedido pelo Poder Judiciário da comarca, diante de pedido formulado pelas Promotorias de Justiça de Palmas.

    O cumprimento do mandado de busca e apreensão se estendeu durante todo o dia – começou por volta das 9h30 e se prolongou até 18 horas. Ele foi realizado por oficiais de Justiça e acompanhado por promotores de Justiça e auditores do Ministério Público da comarca. Os documentos foram encaminhados à auditoria do Ministério Público de Pato Branco. Em 15 dias, os auditores devem enviar o relatório às Promotorias de Palmas, que será usado como base para eventual apresentação de ação por ato de improbidade administrativa.

    Informações para a imprensa com:
    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná
    (41) 3250-4228 / 4469 / 4439

    27/03/2014

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/27/2014

    Coisa feia o patrocinador do blog, pq vc nao faz igual todo mundo se adequa a legislaçao....... Esqueci vc e melhor que os outros né,,,, esta acima da lei. Eu tenho minha empresa e destino adequadamente o residuos e nao acho ruim..... Mas vc prefere jogar seu lixo ali na estrada do IBC ou no carreador o vizim.... toma jeito.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/28/2014

    com certeza esta pessoa deve ser um daqueles PORCO que se dis EMPRESARIO de PAIÇANDU,mais fazer sua parte com o meio ambiente ele não que,porque se teve que ser orientado a procurar uma empresa que recolhe a PORQUERA que ele jera e joga nos terrenos dos outros e' porque ele e' um PORCO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/31/2014

    Porque o Blog Paiçandu online Faz uma lista de todas as empresa que tem interesse nesse tipo de empreendimento. divulgando fazendo um trabalho social para população e paiçandu, Eu mesmo quero saber de uma empresa que recolhe sujeira que são retirado das caixa de gordura das residencia. Como está sendo feito este trabalho de limpeza hoje. Tem alguma empresa que esta retirando este material em nossa cidade. O que vc faz quando limpa caixa de gordura de sua casa ? Preciso desta resposta.

    ResponderExcluir