CAMPANHA

CAMPANHA
DENGUE

PRIMOM ACABAMENTOS

PRIMOM  ACABAMENTOS
A MELHOR DA REGIÃO

SANTOLI

SANTOLI
COLHÕES

19/10/2025

PARANÁ GANHA SELO DE RECONHECIMENTO NO COMBATE A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISIVEIS


Paraná avança no controle de doenças sexuais

O Governo do Paraná, por meio de ações da Secretaria da Saúde (Sesa), foi reconhecido nesta semana pelo Ministério da Saúde pelo desempenho no combate à transmissão de sífilis, HIV e Hepatite B de mãe para filho (vertical). O Estado foi mais uma vez certificado com o "selo de eliminação" da transmissão vertical do HIV. Também recebeu a recertificação com o Selo Bronze por "boas práticas rumo à eliminação" da transmissão vertical da sífilis e da hepatite B. 

A reunião virtual de reconhecimento aconteceu durante dois dias e teve a presença de todas as áreas envolvidas: Ministério da Saúde, Equipe Nacional de Validação (ENV) e representantes da sociedade civil.

A transmissão vertical ocorre quando a doença passa da mãe para o filho no útero, parto ou no pós-parto. Quando as orientações e tratamentos recomendados são seguidos, as mães que vivem com vírus reduzem a chance de transmissão da doença para o bebê. No caso do HIV, por exemplo, com os cuidados adequados, o risco é de apenas 1%.

Para o secretário estadual da Saúde em exercício, César Neves, o reconhecimento reflete o trabalho contínuo e a dedicação do Paraná em fortalecer as políticas de saúde. “A transmissão vertical da sífilis é um grave problema de saúde pública que pode causar sérias complicações ao recém-nascido, incluindo malformações, cegueira, surdez e até a morte. A recertificação demonstra que o Paraná tem mantido e aprimorado suas estratégias de prevenção e controle”, destacou.

“Somos um dos poucos estados do Brasil que conseguiram esse pareamento, isto é, com três certificações, uma de eliminação com dois selos rumo à eliminação. Seguimos avançando nesta qualificação da assistência prestada em todo o Paraná”, ressaltou a chefe da Divisão de Doenças Crônicas ISTs da Secretária de Estado da Saúde (Sesa), Mara Franzolo.

Juliana Moreno, do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, responsável pelo parecer que concedeu a recertificação ao Paraná, elogiou o desempenho do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário