REFIZ

REFIZ
2025

PRIMOM ACABAMENTOS

PRIMOM  ACABAMENTOS
A MELHOR DA REGIÃO

29/10/2014

O QUE É A REDE MÃE PARANAENSE

sa
Rede Mãe Paranaense propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo 7 consultas, a realização de 17 exames, a classificação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional.

Componentes da Rede Mãe Paranaense

Uma rede de atenção se consolida a partir da implantação dos seus cinco componentes. Por isso o Governo do Paraná está investindo na Rede Mãe Paranaense com as seguintes ações:

1. A atenção primária organizada em todos os 399 municípios do Paraná é pressuposto para a implantação da Rede Mãe Paranaense. Por meio do Programa APSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde em todos os municípios, o Governo do Estado está alocando recursos financeiros para:

• Melhoria da estrutura dos serviços de Atenção Primária à Saúde – APS, investindo na construção, reforma, ampliação e equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

• Incentivo financeiro para os municípios.

• A implantação da segunda opinião e o telessaúde para apoiar os profissionais das equipes de APS.

• Ampliar as ações na área de saúde bucal, em especial à gestante e à criança.

• Apoiar os municípios para a realização do acompanhamento das crianças de risco até um ano de vida.

2. Na atenção secundária e terciária:

• A implantação dos ambulatórios para atendimento da gestante e criança de risco nas 22 regiões de saúde do Estado, por meio doCOMSUS, programa estadual de apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde.

• A garantia da referência hospitalar para a realização do parto de modo seguro e solidário, o mais natural possível, de acordo com o grau de risco da gestante, por meio de um sistema de vinculação da gestante, organizado via HOSPSUS, programa de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do SUS do Paraná.

• A alocação de recursos para a ampliação de leitos de UTI adulto, neonatal e pediátrica, bancos de leite humano, e a melhoria das condições das salas de parto nos hospitais vinculados.

• Instituir o incentivo de qualidade do parto para os hospitais que atendem os critérios para uma adequada atenção ao parto.

3. Os sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico (tratamentos).

• A garantia dos exames de pré-natal e do acompanhamento da criança.

• Viabilizar os insumos necessários para o funcionamento da Rede de Atenção Materno Infantil.

4. Os sistemas logísticos: cartão SUS, Sisprenatal (Sistema de Informação do Pré-natal e Nascimento), prontuário (carteira da criança e da gestante), transporte sanitário eletivo e de urgência, e a regulação do sistema.

• Padronizar a utilização da carteira da gestante e da criança em todo o Estado.

• Disponibilizar a carteira da gestante e da criança para os municípios.

• Implementar transporte sanitário eletivo e de urgência para gestantes e crianças de risco menores de um ano.

5. O sistema de governança da rede, por meio das Comissões Intergestores Bipartites – CIB Regionais.

• Implantar o sistema de monitoramento da Rede Mãe Paranaense em todas as regiões de saúde do Estado.

• Qualificar os profissionais que atuam nos pontos de atenção da rede por meio de programas de educação permanente.

A quem se dirige a Rede Mãe Paranaense

O público alvo são as mulheres em idade fértil e crianças menores de 1 ano de idade, o que, segundo dados do IBGE/2010, representa uma população de 177.557 mulheres e, de acordo com dados do SINASC (Sistema Nacional de Nascidos Vivos), 152.350 nascidos vivos no estado do Paraná no ano de 2011.

Embora a Rede Mãe Paranaense tenha como público alvo as mulheres e crianças, é importante destacar que ações implantadas deverão promover a qualidade de vida de toda a Família Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEREADORES APROVAM PROJETO DO VEREADOR DOUGLAS PARA REGULAMENTAR COLETA DE LIXO. APENAS UM VEREADOR VOTOU CONTRA

  Nesta última Terça feira, na sessão da Câmara Municipal de Paiçandu, uma pauta bastante importante foi discutida pelos vereadores  O verea...