IPTU

IPTU
2024

PRIMOM

PRIMOM
MELHOR LOJA DE MATERIAS DE ACABAMENTOS

01/02/2013

IDOSA CENTENÁRIA REVELA OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE


Familiares sempre estão por perto da centenária senhora. Cercada pelos tataranetos, bisnetos, netos e filhos, Dona Lucídia Silva Costa, que completa um século de vida na data de hoje, não pensa duas vezes antes de revelar o segredo da longevidade. “Não incomodo ninguém e ninguém me incomoda”, diz a anciã. Morando numa pequena casa no bairro Santa Cândida, Dona Lucídia vive uma rotina tranquila. Dorme cedo e acorda antes do sol nascer. Para começar o dia, o café puro é seu companheiro desde a adolescência. “Café tem que ser puro, sem açúcar nem leite. Todo o dia faço minha garrafa e nunca parei de tomar”, relata. Dona Lucídia nasceu num pequeno sítio na região de Castro e lá casou e foi mãe de 16 filhos. Na década de 70, após a uma grande geada ocorrida no interior do Estado, toda a Família decidiu rumar à capital em busca de mais oportunidades. “Foi uma decisão difícil, mas todos nós, incentivados pela força que minha mãe dava o tempo todo, viemos para Curitiba aos poucos fomos fazendo nossas vidas. Hoje quase toda a família está aqui ao lado dela”, diz um dos filhos, Haroldo Silva Costa. Hoje, Dona Lucidia tem uma vida independente. Apesar de estar sempre em companhia dos familiares, a ela não precisa de nenhum cuidado especial. “É uma alegria imensa vermos nossa mãe chegar nessa idade dessa maneira, com a saúde boa, lúcida, vivendo sozinha sem nenhum tipo de problema. É um orgulho”, completa o filho. Dona Lucídia: não incomodo ninguém e ninguém me incomoda.
Saúde em dia
Segundo a própria Dona Lucídia, sua saúde está muito bem. “Vivo minha vidinha tranquila. Tenho rotina, durmo bem, tomo meu café e estou sempre com meus familiares”, comenta, orgulhosa. “Não tem nenhum tipo de excesso. Apesar dela morar sozinha, ela come muito bem, Legumes, verduras e carnes. Não exagera no doce. Dorme sem nenhum problema, mesmo bebendo o café todos os dias”, revela Haroldo.
Festança de aniversário
Leontina Mendes, uma das filhas que convive com Dona Lucídia faz contas em relação aos números da família. “São 12 filhos vivos, 74 netos, 43 bisnetos e 33 tataranetos. É uma família grande que atinge várias gerações. Pra se ter ideia, o neto mais velho tem 67 anos e o mais novo tem sete”, relata. A festa do centenário acontece no próximo dia 10 de fevereiro, numa chácara da Grande Curitiba. “Virão parentes do Brasil inteiro e até de fora do País. Será um grande acontecimento para nossa família”, revela. Ao completar um século de vida, a aniversariante revela que há pouco mais de 20 anos recebeu um sinal de que passaria do centésimo ano de vida. “Na igreja, um pastor me disse que eu tinha fé o suficiente e que chegaria aos 100 anos com saúde. E aconteceu. Na vida não podemos ficar reclamando do que acontece. Temos que ter fé, não reclamar e seguir em frente”, sentencia Dona Lucídia. Fonte Paraná On Line 

Nenhum comentário:

Postar um comentário