CAMPANHA

CAMPANHA
DENGUE

PRIMOM ACABAMENTOS

PRIMOM  ACABAMENTOS
A MELHOR DA REGIÃO

SANTOLI

SANTOLI
COLHÕES

15/12/2025

COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, CASA CIVIL ASSINA ADESÃO DO SELO NÓS POR ELAS


Nós por elas 

A Casa Civil do Paraná deu mais um passo importante na promoção da equidade de gênero e no enfrentamento à violência contra a mulher ao assinar, nesta segunda-feira (15), o Termo de Adesão à Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. O ato integra as etapas necessárias para a obtenção do Selo Nós Por Elas, certificação desenvolvida pelo Instituto Nós Por Elas em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, destacou que a adesão ao selo traduz uma política permanente de cuidado e responsabilidade social dentro da administração pública. “A Casa Civil tem o dever de ser exemplo. Ao aderirmos ao Selo Nós Por Elas, reafirmamos nosso compromisso com ambientes de trabalho seguros, éticos e acolhedores, onde a dignidade e o respeito às mulheres são princípios inegociáveis”, afirmou.

A assinatura simboliza o compromisso institucional da Casa Civil em ampliar a divulgação dos protocolos de enfrentamento à violência e promover ações contínuas de capacitação e conscientização entre seus servidores.

Presente no evento, a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou a importância da iniciativa como instrumento concreto de prevenção e mudança cultural. “Quando uma instituição assume formalmente esse compromisso, ela deixa claro que a violência contra a mulher não será tolerada. Mais do que um selo, trata-se de salvar vidas, fortalecer redes de apoio e promover uma cultura de respeito e proteção”, declarou.

A diretora de Gestão Técnica da Casa Civil, Luciana Carla da Silva, explicou que o trabalho para viabilizar a assinatura do termo foi desenvolvido ao longo de todo o ano de 2025, por meio de ações desenvolvidas pelo Projeto Mandala: Casa Civil Sustentável, voltado à promoção da sustentabilidade e do bem-estar entre os servidores.

“Cumprimos todas as etapas exigidas, desde o diagnóstico inicial até ações de comunicação interna, capacitações e articulações interinstitucionais. Esse é um esforço coletivo que demonstra o engajamento real da Casa Civil com a pauta”, afirmou.

Com a assinatura do termo, a Casa Civil avança para as próximas fases do processo de certificação, que incluem auditoria técnica e consolidação das práticas adotadas. A expectativa é que o Selo Nós Por Elas seja obtido em março de 2026, mês simbolicamente dedicado às mulheres.

O Selo Nós Por Elas reconhece organizações públicas e privadas que adotam boas práticas na promoção da equidade de gênero e na prevenção da violência contra a mulher, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação é concedida em quatro níveis: Bronze, Prata, Ouro e Platina, conforme o atendimento aos indicadores estabelecidos.

Ao integrar essa rede de instituições certificadas, a Casa Civil fortalece sua reputação institucional e reafirma o compromisso do Governo do Paraná com políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e ao empoderamento das mulheres.

PRESENÇAS – O ato de assinatura também contou com a presença de lideranças femininas da Casa Civil, que acompanham e fortalecem a implementação das ações voltadas à equidade de gênero e à prevenção da violência contra a mulher. Participaram do encontro Adriana Mulek, Barbara Oliveira Trindade, Luciana Carla da Silva Azevedo, Rosicleia Massaneiro, Marines Veronica Prado, Ana Claudia Freire, Sheila Betina Radloff da Silveira e Ludyane Aparecida de Jesus Esqurski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARANÁ DEVERÁ TER SAFRAS RECORDE ESSE ANO

Paraná deverá ter safras Recordes esse ano Os trabalhos de campo nas principais culturas agrícolas do Paraná seguem em ritmo acelerado na sa...