CAMPANHA

CAMPANHA
DENGUE

PRIMOM ACABAMENTOS

PRIMOM  ACABAMENTOS
A MELHOR DA REGIÃO

SANTOLI

SANTOLI
COLHÕES

15/09/2017

USINA SANTA TEREZINHA: SEMEANDO O VERDE PROMOVE ATIVIDADES EDUCATIVAS E PLANTIO DE ARVORES COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO


Semeando o verde
Durante todo o mês de setembro, mais de 5 mil crianças participam do projeto realizado pela Usina Santa Terezinha em comemoração ao Dia da Árvore. Desde 2012, o Semeando o Verde vem contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental de alunos da rede pública municipal de ensino. Em 2017, o projeto beneficia cerca de 5.500 estudantes do 3º, 4º e 5º ano de 33 escolas em 20 municípios e distritos do Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante todo o mês de setembro, alunos e professores estão envolvidos em atividades que englobam palestras educativas, apresentações teatrais, passeios ecológicos, concursos culturais com premiação e plantio de mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais. O projeto é realizado pela Usina Santa Terezinha em parceria com secretarias municipais de educação, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), e conta com patrocínio da FMC Agricultural Solutions. O Semeando o Verde comemora o Dia da Árvore (21 de setembro) e nasceu com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade ambientalmente responsável, colocando as futuras gerações como protagonistas de ações que contribuem para a recuperação e preservação do meio ambiente.  Até o final do mês, serão plantadas mais de 20 mil mudas de árvores, produzidas em viveiros próprios da Usina Santa Terezinha. O projeto envolve todas as unidades produtivas da empresa e é realizado com a participação de colaboradores e voluntários. Segundo a diretora de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação de Maringá, Maria Inês Benites Bria, a parceria de empresas privadas em projetos como o Semeando o Verde é importante para reforçar o papel de todas as esferas da sociedade na preservação do meio ambiente. Além disso, os assuntos tratados nas ações ajudam a reforçar muitos conteúdos que já fazem parte da grade curricular dos alunos. “A escola já faz um trabalho de conscientização ambiental. Mas quando o assunto é trazido dessa forma, colocando os alunos no centro das ações, plantando árvores e podendo relacionar o que aprendem com o significado da sustentabilidade, é maravilhoso. E eu tenho certeza que o resultado disso tudo vai refletir na produção dos trabalhos que eles farão para os concursos de desenho e redação.”

Semeando o Verde

A primeira semente para o projeto foi plantada em 2005, na Unidade Ivaté, com a realização do evento chamado Festa Anual das Árvores. A partir de 2012, passou a se chamar Semeando o Verde e foi disseminado para todas as unidades da Usina Santa Terezinha. Em seis anos de atividade, o Semeando o Verde já plantou mais de 170 mil mudas de árvores, contribuindo com a recuperação de cerca de 60 áreas de reflorestamento e envolvendo mais de 30 mil crianças em ações educativas com temáticas ambientais. Neste ano, o Semeando o Verde foi certificado com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), concedido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) do Paraná em reconhecimento a projetos que contribuem para o alcance das metas de sustentabilidade estipuladas pela ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto também já havia sido reconhecido pelas edições 2012, 2013, 2014 e 2015 do Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), concedido pelo Sesi em conformidade com as metas estipuladas na agenda 2000-2015 da ONU.

Sobre a Usina Santa Terezinha

A Usina Santa Terezinha é uma empresa brasileira do setor sucroenergético, composta pelo corporativo e o terminal logístico – em Maringá, o terminal rodoferroviário em Paranaguá, e as onze unidades produtivas em Iguatemi, Paranacity, Tapejara, Ivaté, Terra Rica, São Tomé, Cidade Gaúcha, Rondon, Umuarama (Costa Bioenergia) e Moreira Sales (Usina Goioerê) – no Paraná, e Usina Rio Paraná - no Mato Grosso do Sul. A empresa conta com mais de 16 mil colaboradores nos setores agrícola, industrial e administrativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARANÁ DEVERÁ TER SAFRAS RECORDE ESSE ANO

Paraná deverá ter safras Recordes esse ano Os trabalhos de campo nas principais culturas agrícolas do Paraná seguem em ritmo acelerado na sa...