CAMPANHA BOTA FORA

CAMPANHA BOTA FORA
TODOS CONTRA A DENGUE

PRIMOM

PRIMOM
MELHOR LOJA DE MATERIAS DE ACABAMENTOS

31/07/2014

APÓS CINCO ANOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE PAIÇANDU RECEBERÃO O CARTÃO ALIMENTAÇÃO: INDICAÇÃO FOI PROPOSTA PELO VEREADOR E CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL CARLOS MARTINS EM 2009

Vereador e candidato a deputado estadual
Carlos Martins
A prefeitura de Paiçandu estará realizando uma palestra amanha dia 01 de Agosto no salão paroquial do Jardim Pioneiro. O assunto em questão a ser abordado é Assédio Moral. A palestra será para todos os funcionários da rede municipal. Na ocasião a prefeitura de Paiçandu vai entregar aos funcionários o cartão alimentação. A ideia foi proposta pelo vereador e candidato a deputado estadual Carlos Martins em 2009, mas somente agora será coloca em pratica. O beneficio vai de encontro as necessidades da classe, pois Paiçandu é um dos municípios com o menor  salario de toda região da Amusep. Carlos Martins disse que apesar do valor ser pouco ainda sim ajudara os funcionários em seus orçamentos ao final do mês.            

30/07/2014

VOCÊ SABE QUAIS AS FUNÇÕES DE UM VEREADOR EM SUA CIDADE ?

Ações do documento

Muito se fala sobre os trabalhos a serem desenvolvidos pelos vereadores na cidade, mas poucos sabem que se forem seguir a risca o que diz a Lei Orgânica muito pouco irão fazer pelos munícipes. Limitados em suas ações o que faz com que alguns se destacam e aqueles que realizam de forma particular o assistencialismo social. Muitas são as cobranças e elas acontecem em todas as áreas: Saúde, educação, infraestrutura, coleta seletiva de lixo etc. Na maioria das vezes esses trabalhos são feitos e apresentados ao Executivo Municipal é ele quem tem o poder de colocar em pratica tudo o que é solicitado pela população através de indicações dos vereadores. Você conhece alguma obra em sua cidade que foi realizada a pedido de algum vereador. Pra você o que é ser vereador de verdade ? Leia o artigo abaixo faça sua analise e reflita se sua opinião sobre o que tem que ser feito pelo vereador que você votou esta a seu contento. Temos que cobrar, temos que exigir, mas temos que fazer isso de forma democrática e essa cobrança tem que ser de direcionada a todos em questão. Somente assim, quem sabe teremos exito em nossos objetivos que é ver nossa cidade rumo ao desenvolvimento sustentável.

           

Funções e Atribuições dos Vereadores

O Vereador é um representante político da população na esfera municipal. Eleito pelo povo, ele exerce o poder de legislar, mas também o de fiscalizar.
Suas funções, atribuições e deveres fundamentais são, portanto, os de legislar sobre os interesses do município, fiscalizar as contas do Executivo e representar a população local.
Os Vereadores cumprem, ainda, com cooperação técnica da União e do Estado, as funções de prestar serviços de atendimento aos habitantes locais, promover o ordenamento territorial do espaço urbano e a proteção do patrimônio histórico-cultural local de acordo com as legislações federal, estadual e municipal. Os Vereadores têm o poder de aprovar o orçamento municipal, decidindo sobre a destinação dos recursos sob controle das prefeituras.
Na função de legislar sobre a cidade, os Vereadores aprovam as leis que regem a vida dos cidadãos como transporte coletivo, coleta de lixo, manutenção de vias públicas e fiscalização sanitária, dentre outras. Elaboram projetos de leis e outras proposituras que são analisados, discutidos e votados nas reuniões ordinárias ou extraordinárias.
No trabalho cotidiano aprovam ou rejeitam projetos de lei, produzem decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres, requerimentos. Preparam o Regimento Interno que estabelece as diretrizes da Casa. Organizam-se, ainda, em comissões permanentes de acordo com os setores da vida da comunidade e com as principais áreas de atuação de cada um (a) dos Vereadores e Vereadoras.
Na função de fiscalizar, os Vereadores acompanham as ações do Executivo — prefeito e secretários — quanto ao uso adequado do dinheiro público. A fiscalização acontece também por meio de análises do Plano Diretor e da atuação das comissões especiais com os objetivos de discutir e aprovar o orçamento anual - a Lei de Diretriz Orçamentária - que define onde e como aplicar o orçamento do município.
Na função de representar a população local, o Vereador fala em nome da população, do partido político que representa e de movimentos organizados. Cabe a ele organizar e conscientizar a população e não apenas fazer política partidária. Para isso deve realizar seminários, debates e audiências públicas como meios de ouvir e de permitir que sejam ouvidos os interesses da comunidade em geral.

29/07/2014

FALTA DE TRANSPORTE MUNICIPAL LEVA EQUIPE DE KUNG FU DE PAIÇANDU A DESISTIR DE COMPETIÇÃO EM SÃO PAULO

Foto Ilustrativa
Recebemos severas criticas por determinadas noticias que publicamos aqui nesse Blog, talvez partes delas venham daqueles que acreditam nessa administração ou simplesmente não queiram enxergar obvio, que ela já naufragou desde o primeiro dia de mandato. A incompetência administrativa da gestão petista é algo que supera até mesmo a pior de todos os tempos. Um governo que não tem capacidade de sustentar e cumprir o que fala não pode ser chamado de governo popular. Recentemente uma equipe de esportistas de Paiçandu se preparou para disputar um campeonato de Artes Marciais em São Paulo é como é de praxe solicitou apoio a administração municipal para que os atletas fossem ao menos levados até o local da competição. A prefeitura cedeu o veiculo e no dia combinado pegou os atletas, que tinham data e hora para se apresentarem em  São Paulo. Após pouco mais de dois km percorridos o veiculo teve problemas e teve que retornar para Paiçandu. Certamente este ônibus sequer passou por uma vistoria para se saber se ele teria condições de uma viagem longa ou curta que seja. Mas há de se convir também que dos males o menor, pois esse mesmo veiculo também poderia ter apresentado um problema ainda mais grave com seus tripulantes a bordo no decorrer da viagem. Isso mostra mais uma vez o despreparo deste governo que sequer consegue realizar atos de natureza simples como essa. Após voltarem para Paiçandu a equipe de Box teve que abandonar sua participação no campeonato apos meses de duro preparo em seus treinos, pois teriam que chegar a tempo de serem pesados antes de suas participações. Para os  demais atletas a unica opção que sobrou foi fretar um ônibus pago para chegarem a tempo de participar do campeonato. Temos que frisar mais uma vez: A males que vem pra bem: Mas  por falta de competência vários
atletas foram prejudicados. Que isso não se repita e que os responsáveis olhem com carinho para esses desportistas que iriam e representam Paiçandu nos campeonatos que são realizados. Esse é o governo do professor TARCÍSIO MARQUES DOS REIS que pregou MUDANÇA DE VERDADE. 

28/07/2014

NO FINAL DE SEMANA O VEREADOR E CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL CARLOS MARTINS CONVERSOU COM MEDICOS

O vereador e candidato a deputado estadual Carlos Martins tem como base um trabalho voltado a saúde. Neste final de semana esteve reunido com médicos que trabalham na região e falaram sobre eventuais projetos que podem ser aplicados nos municípios e no estado. Carlos Martins é candidato pelo PDT.   Fonte: assessoria do candidato.

24/07/2014

MINISTÉRIO PUBLICO VAI INVESTIGAR COMPRA DE 900 LATAS DE REFRIGERANTES DE 350 ML PELA PREFEITURA DE PAIÇANDU. CADA UMA CUSTOU R$ 3.00 REAIS


Procedimentos do MPE

Entre os mais recentes procedimentos preparatórios realizados pelo Ministério Público Estadual de Maringá estão duas da micro-região. Um apura a poluição de uma nascente em Doutor Camargo, provocada pelo depósito de entulhos e lixo, e outro investiga eventuais irregularidades na realização de licitação, pela Prefeitura de Paiçandu, para a aquisição de 900 latas de refrigerantes para a Secretaria de Saúde.



“ABANDONO” PAIÇANDU FICARA SEM PREFEITO POR 12 DIAS: O PREFEITO TA DE FERIAS NA PRAIA EM MACEIÓ ALAGOAS

Conforme o Blog anunciou em postagem anterior o prefeito de Paiçandu senhor Tarcísio Marques dos Reis se ausentou do município em viagem para o estado da Alagoas. Mas cometemos um equivoco ao noticiar que o mesmo poderia estar em missão em busca de algum tipo de programa para se implantar em Paiçandu ou algo do gênero. Aos leitores deste blog os sinceros pedidos de desculpa, pois na verdade o motivo da ausência do chefe maior se da por conta de férias. Isso mesmo amigos leitores. O prefeito de Paiçandu cansado e estressado reuniu os amigos e saiu de férias para revigorar as energias. Como qualquer outro trabalhador isso é um direito dele. Afinal de contas Paiçandu passa por um momento exemplar: O hospital já esta funcionando, a coleta de lixo esta uma maravilha, as medicações de uso continuo na farmácia esta em dia, as consultas especializadas estão em dia, temos médicos de todas as especialidades a disposição dos usuários, em fim, Paiçandu cresce de forma magnifica e nada mais justo que o prefeito municipal principal funcionário da prefeitura tire férias. Não sei se fico com inveja de não estar lá na praia curtindo um sol tomando água de coco ou se simplesmente me calo tamanha petulância. Alguns devem estar perguntando, mas porque o vice não assume. Pois bem, vamos tentar explicar. O prefeito de Paiçandu senhor Tarcísio Marques dos Reis rompeu todo e qualquer vinculo com o vice prefeito Waldir Walterman, segundo fala-se o vice não seria uma pessoa confiável para ele entregar o comando da prefeitura, mesmo que por alguns dias. Mas também temos que frisar aqui o seguinte. O prefeito municipal em tese não pode se ausentar de sua cidade sem que a Câmara Municipal seja oficialmente informada, independente da quantidade de dias, pois em casos como esse o município fica órfão e o vice impedido de assumir a prefeitura. Mas em Paiçandu temos a pior câmara de vereadores de todos os tempos, onde quem a comanda é o secretario municipal, braço direito do prefeito e homem forte do PT senhor Valdir da Fonseca. É ele quem dita ás regras de como o Legislativo tem que agir. Assim sendo o prefeito tem autonomia para fazer o que quiser e quando quiser, pois tem maioria absoluta sob seu comando e assim será até o ultimo dia de seu mandato. Quem fica sem responsável pelo executivo municipal na ausência do prefeito em casos como esse? “NINGUÉM” Paiçandu ficara sem prefeito hoje, ficara daqui outros meses e sempre será assim, pois lamentavelmente temos uma Câmara submissa que esta longe de ser um órgão fiscalizador e de ter representantes a altura do que imaginava os leitores que votaram com tanta confiança e esperança. Esperança de mudança. MUDANÇA DE VERDADE.                             

22/07/2014

VIAJAR DEVE SER BOM MESMO PORQUE O PREFEITO TARCÍSIO MARQUES DOS REIS ESTA EM ALAGOAS

Já divulgamos aqui no Blog que o prefeito Tarcísio Marques dos Reis é campeão em gastar diárias, até o momento os referidos valores chegam a praticamente 300 mil reais em um ano e meio de mandato, se mantiver nesse ritmo vai chegar a casa de um milhão de reais em quatro anos. As vezes algumas pessoas nos perguntam, como um prefeito pode gastar tanto com diárias. Confesso que isso não é uma pergunta muito fácil de responder, pois existiriam varias formas de se achar uma explicação. Mas hoje daremos uma pequena explanação sob tamanho feito. O senhor prefeito Tarcísio Marques dos Reis hoje Terça Feira 22 de Julho de 2014 se encontra em Alagoas. Eis que então a maioria deve estar perguntando, mas fazendo o que em Alagoas. Eu certamente diria o seguinte. Esta em missão atrás de recursos e benfeitorias para nossa cidade. Por isso o gasto com tantas diárias. Para buscar recursos e trazer melhorias para o município é preciso estar sempre viajando e com certeza ele ira trazer um grande presente para Paiçandu lá do estado da Alagoas.   

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUIÇO 2014 RESULTADO DA SEGUNDA RODADA FASE 3 MAIS PROGRAMAÇÃO DA TERCEIRA E ULTIMA RODADA DA TERCEIRA FASE

                              23º CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO 2014
                                                            CATEGORIA LIVRE
                                              Resultados da 2ª Rodada –3ª Fase:
Água Boa E. Clube               3  x  0     Quadrilha da Fumaça           (P)
Jacaré/Lunardelli                   3  x  0     Petróp/MarceloBar/H20   (P)                                                Catedral “B”                          2  x  1     Canadá                                     (Q)                    
Bar T.Garc/M.Rodrig.           1  x  3    Fut.Geração/Im.Paiçandu     (Q                                              União SA/Dida Espetinho     0  x  0    Art Style                                (R)
C.Anisinho/Aludiza               1  x  0    Itaipu II/Magrelos Bar          (R)                                               A.Padrão/C.Civil/Meneg.      3  x  2    Sup.Pulga/Smart Print          (S)                                             Ass. Natalino F.Clube            5  x  1    Estrela de Alagoas               (S                                                                                            
 CLASSIFICAÇÃO FALTANDO A ÚLTIMA RODADA - 3ª  FASE :

Grupo “P”                                      Grupo “Q”
Jacaré/Lunardelli.................06        Fut.Geração/Im.Paiçandu.....06
Água Boa E. Clube..............03       Catedral “B”..........................03
Quadrilha da Fumaça...........03       Canadá..................................01
Petróp/Marcelo Bar/H20......00       Bar T.Garcia/M.Rodrig........01

Grupo “R”                                     Grupo “S”
C.Anisinho/Aludiza............04        A.Padrão/C.Civil/Meneg.......06
Art Style..............................04       Ass. Natalino F.Clube............03
União SA/Dida Espetinho...02       Estrela de Alagoas.................03
Itaipu II/Magrelos Bar.........00       Sup.Pulga/Smart Print...........00
              Programação da 3ª Rodada –3ª Fase:

Dia 20 de Julho – Domingo –  Campo  Distrito de Água Boa:
08:30h.- Água Boa E.C.                        x     Petróp/Marcelo Bar/H20  (P)
09:45h.- Bar T.Garcia/M.Rodrig.          x     Catedral “B”                    (Q)

Dia 20 de Julho - Domingo – Complexo  Centro - Campo 02:
08:30h.- Quadrilha da Fumaça             x     Jacaré/Lunardelli                 (P)                    
09:45h.- Canadá                                   x     Fut.Geração/Im.Paiçandu  (Q)                                                   

Dia 20 de Julho - Domingo – Campo - Chácara  do Anisinho:
08:30h.- C.Anisinho/Aludiza                x     Art Style                           (R)                                                                                            
09:45h.- A.Padrão/C.Civil/Meneg.       x     Estrela de Alagoas            (S)                                                                                            
 Dia 20 de Julho - Domingo – Campo da Associação Natalino:
08:30h.- Itaipu II/Magrelos Bar           x     União SA/Dida Espetinho (R)                                                                                            
09:45h.- Ass. Natalino F.Clube           x      Sup.Pulga/Smart Print       (S)                                                                                            

APÓS COBRANÇAS VIAS DE PAIÇANDU RECEBEM FAIXAS DE PEDESTRES. NA CÂMARA A INDICAÇÃO É DO VEREADOR OSVALDO MARINHO


Vereador Osvaldo conversa com uma das
funcionárias da Dimatex
Travessia agora ficou mais segura
Trecho era palco de muitas reclamações 
É comum transitar pelas ruas e avenidas de Paiçandu e ver a enorme falta de sinalização, em alguns pontos a situação chega a ser critica e perigosa. Após inúmeras cobranças da comunidade o vereador Osvaldo Marinho entrou com uma indicação no Legislativo Municipal para que determinadas regiões do município recebam faixas de sinalização. A rua Sebastião Lazaro de Sousa foi uma delas. Nas proximidades da empresa Dimatex existe um grande fluxo de pessoas, principalmente funcionários desta empresa que a todo momento precisam realizar a travessia de uma rua para outra, mas o local também recebe intensa movimentação de veículos o que dificulta essa locomoção. Nesta Segunda Feira 21 de Junho funcionários da prefeitura estiveram no local efetuando a pintura da faixa de pedestres. Algumas pessoas que passavam pelo local na hora em que registramos a realização dos serviços enalteceram os trabalhos frisando que agora os riscos vão diminuir de forma gradativa. Alem da indicação 136 proposta pelo vereador ele também colocou outro pedido seu ao executivo em regime de emergência é com relação ao cruzamento das ruas José Faleiros Maia e Otávio Finco. O local é palco de muitas reclamações e recentemente um acidente grave nesse lugar causou enorme revolta aos moradores. Espera-se que melhorias como essa que visam o beneficio dos munícipes sejam cada vez mais frequentes.   

18/07/2014

REABERTURA DO PA DO SÃO JOSÉ É ADIADA MAIS UMA VEZ, ISSO SERIA FALTA DE COMPÊTENCIA

Uma novela mexicana, acredito que isso seria o melhor tema para falar sobre a reabertura do PA do Hospital São José, que pela terceira vez consecutiva teve sua reabertura adiada. A bem da verdade é que nem se sabe ao certo quando isso vai ocorrer , pois a própria 15a Regional da Saúde não sabe informar quando vai realizar vistoria no PA. Alem disso o quadro de médicos também sera avaliado pela  Regional  da Saúde. Isso mostra uma total falta de transparência por parte deste governo que sai anunciando sem ao mesmo tomar conhecimento de fato do que realmente precisa ser feito. Programou sua reabertura três vezes e em todas elas não cumpriu o compromisso. Seria muito pratico comunicar a população que não existe previsão de reabertura do PA ao invés de ficar pregando aos quatros cantos da cidade uma promessa que não depende em si da administração para ser neste momento cumprida. Mas em se tratando do pior governo da história politica de Paiçandu isso não causa sequer espanto tamanha a incompetência.  Paiçandu On Line       



Reabertura de hospital é adiada pela 3ª vez

Ederson Hising
Prefeitura aguarda agora vistoria da 15ª Regional de Saúde para colocar o pronto-atendimento em funcionamento. A reabertura do Pronto-Atendimento do Hospital São José, em Paiçandu, prevista para ontem devera ocorrer somente após o dia 23 deste mês por conta de uma determinação do Ministério Público (MP). Não há uma data definida porque, de acordo com o prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis (PT), ainda falta vistoria por parte da 15ª Regional de Saúde (RS) de Maringá. O hospital está fechado desde o dia 21 de junho do ano passado. Reis garante que a reforma do PA, que conta com 20 leitos, está concluída desde o dia 20 do mês passado e a Secretaria de Saúde aguardava apenas a empresa vencedora da licitação dos móveis concluir a entrega dos materiais, que aconteceu na última semana. "Sem a vistoria é impossível abrir a unidade. É apenas isso que falta", afirma o prefeito.
Resposta
A 15ª RS informou que equipe técnica responsável pelas fiscalizações tem uma agenda de trabalho a cumprir e não soube informar a data para a realização da vistoria em Paiçandu. Até mesmo o corpo clínico da unidade deverá ser avaliado pela equipe e não apenas a estrutura física. Esta é a terceira vez no ano que a reabertura da unidade é adiada. Uma falha na execução do projeto original não permitiu que o hospital pudesse voltar a atender no início de abril. Em maio, um novo atraso no cronograma adiou a reabertura para o dia 20 de junho, mas a data não foi cumprida pela falta de mobília. O centro cirúrgico da unidade também não tem data para voltar a funcionar. Além da conclusão das obras será necessária a definição da 15ª RS quanto aos critérios de atendimento do hospital na regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Conforme a Secretaria de Saúde do município, o centro cirúrgico contará com cinco salas e investimento de R$ 1,1 milhão do governo federal em equipamentos. Fonte O diario

17/07/2014

A CÂMARA MUNICIPAL DE PAIÇANDU APROVOU POR UNANIMIDADE A CPI DA SAÚDE. QUE FIM LEVOU ?

A  Câmara municipal de Paiçandu aprovou por unanimidade a CPI da Saúde sendo escolhido como presidente da comissão o senhor Osvaldo Marinho. Mas que fim teve essa CPI, ao menos foi realizado os trabalhos. Denunciante entrou em contato com o Blog e disse que vai solicitar ao Presidente da Câmara de Paiçandu senhor Diego Mateus Sanches copias do relatório e parecer comissão sobre a abertura e encerramento desta CPI.

16/07/2014

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO 2014 RESULTADO DA PRIMEIRA RODADA DA TERCEIRA FASE MAIS SEGUNDA RODADA DA TERCEIRA FASE

RESULTADO DA PRIMEIRA RODADA DA TERCEIRA FASE
Petróp/Marcelo Bar/H20     0  x  1    Quadrilha da Fumaça           (P)     
Água Boa E. Clube              2  x  5    Jacaré/Lunardelli                 (P)
Fut.Geração/Im.Paiçandu    5  x  2    Catedral “B”                        (Q)   
Canadá                                 1  x  1    Bar T.Garcia/M.Rodrig.      (Q)                                                    
Art Style                              4  x  1     Itaipu II/Magrelos Bar          (R)                    
C.Anisinho/Aludiza            0  x  0     União SA/Dida Espetinho   (R)                                                 Ass. Natalino F.Clube         0  x  2    A.Padrão/C.Civil/Meneg     (S)                                                Sup.Pulga/Smart Print         1  x  2    Estrela de Alagoas               (S)
 Programação da 2ª Rodada –3ª Fase:
 Dia 20 de Julho – Domingo –  Campo  Distrito de Água Boa:
08:30h.- União SA/Dida Espetinho       x      Art Style                          (R)
09:45h.- Água Boa E. Clube                  x      Quadrilha da Fumaça      (P)

Dia 20 de Julho - Domingo – Complexo  Centro - Campo 02:
08:30h.- Catedral “B”                            x    Canadá                                  (Q)                    
09:45h.- Bar T.Garc/M.Rodrig.             x    Fut.Geração/Im.Paiçandu (Q)                                                   
 Dia 20 de Julho - Domingo – Campo - Chácara  do Anisinho:
08:30h.- A.Padrão/C.Civil/Meneg.       x     Sup.Pulga/Smart Print      (S)                                                                                            
09:45h.- C.Anisinho/Aludiza                x     Itaipu II/Magrelos Bar      (R)                                                                                            
Dia 20 de Julho - Domingo – Campo da Associação Natalino:
08:30h.- Jacaré/Lunardelli                    x     Petróp/Marcelos Bar/H20 (P)                                                                                            
09:45h.- Ass. Natalino F.Clube            x     Estrela de Alagoas             (S)                                                                                           

TRE RECEBE 26 PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURAS NO PARANÁ

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebeu 26 pedidos de impugnação de candidaturas, 13 deles do Ministério Público com base na Lei Ficha Limpa. Os candidatos reclamados terão sete dias para apresentar sua defesa a partir da data da notificação. Entre os candidatos que tiveram a candidatura questionada estão os deputados estaduais Ênio Verri (PT) de Maringá, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) de Londrina e Bernardo Guimarães Ribas Carli (PSDB) de Guarapuava, segundo informações do TRE. O candidato ao governado pelo PRP, Ogier Buchi, pediu a impugnação da rival Gleisi Hoffmann, alegando que a reunião para o vice-governador da chapa encabeçada pelo PT teria ocorrido no dia 2 de julho, quando o prazo limite era 30 de junho.
Ministério Público
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) avaliou 1.030 candidatos que requereram o registro de pleito. Nesse momento, levou em conta apenas a Lei da Ficha Limpa, mas ainda fará uma apuração mais profunda, com todos os critérios de elegibilidade, como a apresentação da cópia da data da convenção eleitoral. De acordo com o procurador regional eleitoral no Paraná, Alessandro José Fernandes de Oliveira, o resultado das impugnações no Estado foi altamente satisfatório. "Do nosso ponto de vista, o número de impugnações reflete o sucesso da atuação preventiva que a PRE/PR vem realizando, junto aos órgãos de controle, desde janeiro deste ano", afirmou.

15/07/2014

DOLEIRO DA LAVA JATO LAVOU RS 1,6 MILHÃO DO MENSALÃO

REDAÇÃO

Terça-Feira 15/07/14

Procuradoria entrega à Justiça nova denúncia contra Alberto Youssef por ocultação de valores recebidos por ex-deputado José Janene, morto em 2010

Fausto Macedo
O Ministério Público Federal acusa o doleiro Alberto Youssef, alvo da Operação Lava Jato, de comandar esquema de lavagem de parte do dinheiro do mensalão, esquema de compra de votos ocorrida no início do primeiro mandato do governo Lula. Em nova denúncia contra Youssef, entregue dia 10 à Justiça Federal, a Procuradoria da República afirma que o doleiro lavou pelo menos R$ 1,16 milhão de um total de R$ 4,1 milhões repassados pelo empresário Marcos Valério, operador do mensalão, ao então deputado federal José Janene (PR), líder do PP na Câmara na época do escândalo que abalou o governo Lula.
Cinco procuradores que subscrevem a denúncia pediram extinção da punibilidade de Janene, que morreu em setembro de 2010. Mas acusam Youssef, o também doleiro Carlos Habib Chater, o “Zezé”, e outros oito investigados, inclusive uma filha e outros dois familiares do ex-deputado.
Segundo os procuradores, o esquema consistiu basicamente na utilização de valores provenientes “de atividade criminosa de José Janene” no valor de RS 1,16 milhão.
Esse dinheiro, conforme a denúncia, “foi investido na empresa Dunel Indústria, sediada em Londrina (PR), utilizada para ocultar e dissimular a origem ilícita de recursos”.
A investigação mostra que os valores foram usados para “pagamento da aquisição de máquinas, equipamentos, serviços de terceiros, bem assim a pagar as despesas ordinárias da empresa Dunel Indústria, dentre os quais salários e pró-labore”.
“Aos denunciados é imputada, entre outras condutas ilícitas, a prática de crime de lavagem de dinheiro pela movimentação, dissimulação e conversão em ativos lícitos de recursos originários, dentre outras fontes, do denominado esquema “mensalão”, objeto da Ação Penal 470/DF, na qual José Janene constou como denunciado das atividades ilícitas de Alberto Youssef”, assinalam os procuradores.

Youssef é um dos alvos principais da Lava Jato, investigação sobre lavagem de dinheiro que pode ter alcançado R$ 10 bilhões. Ele é apontado como mentor de organização criminosa que teria se infiltrado em órgãos públicos como a Petrobrás. O ex-diretor de Abastecimento da estatal petrolífera, Paulo Roberto Costa, também é alvo da Lava Jato. Youssef e Costa estão presos.
Nesta nova denúncia, o ex-diretor da Petrobrás não é citado.
Os procuradores destacam que Youssef foi condenado no caso Banestado, em ação penal de 2003, e fez delação premiada para escapar da prisão. Comprometeu-se, na época, a não mais exercer a atividade de doleiro. Pegou regime semi aberto e uma multa de R$ 900 mil.
“Ao contrário do que firmara no acordo de delação, de que não retomaria às suas atividades de doleiro, seja no mercado formal ou informal, nem voltaria a praticar outros crimes, nunca se afastou dessas atividades criminosas, continuando a operar no mercado paralelo de câmbio, promovendo evasão de divisas, comandando organização criminosa estável e devidamente estruturada, especialmente destinada a ocultação e dissimulação da origem de recursos objeto, produto e proveito de atividades criminosas e sua conversão em ativos lícitos.”
Os procuradores acentuam que nos autos da Ação Penal 470 José Janene foi denunciado por quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Em síntese, como deputado federal e integrante da Executiva Nacional do PP (Partido Progressista), teria fechado acordo financeiro com o PT (Partido dos Trabalhadores) e assumido postura ativa no recebimento de propina. Narra aquela peça o recebimento de vantagem indevida, por 15 vezes, referentes aos 4 saques via João Claudio Genu, 4 saques via (corretora) Bonus Banval e 7 transferências via conta Natimar na Bonus Banval.”
Os procuradores assinalam que Janene teria recebido “indevidamente a quantia de, no mínimo, R$ 4,1 milhões, sendo o último elo da cadeia a empresa Natimar”.
A nova denúncia contra Youssef e familiares de Janene afirma que o então deputado passou a ocultar o dinheiro do Mensalão “por meio de interpostas pessoas ainda não totalmente identificadas, sendo certo, no entanto, que os valores desvelados a partir de 2009 nestes autos têm origem naqueles fatos, em especial crimes contra a administração pública federal, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional”.
“As operações via sistema financeiro com origem na cidade de Brasília-DF foram realizadas a partir de agências bancárias situadas naquela cidade por Carlos Habib Chater, Ediel Viana da Silva e Dinorah Abrão e, as demais, a partir de agências bancárias situadas no Estado de São Paulo, por Carlos Alberto Pereira da Costa e Rubens de Andrade”, aponta a Procuradoria. “Todas as operações, no entanto, foram efetuadas a mando de José Janene e Alberto Youssef.”
Segundo a denúncia, os acusados “previamente associados e com unidade de desígnios, sob o comando de José Janene e Alberto Youssef, na cidade de Londrina (PR), sede da quadrilha, ocultaram, dissimularam a natureza, origem, localização, disposição, movimentação e propriedade de bens, direitos e valores provenientes, direta ou indiretamente das infrações penais antes mencionadas, convertendo-os em ativos lícitos, utilizando-os em atividade econômica da empresa Dunel Indústria”.
Os procuradores são taxativos ao ligar Youssef à lavagem de dinheiro do Mensalão. “A conduta consistiu, basicamente, na utilização de valores provenientes de atividade criminosa de José Janene (Ação Penal 470), no valor de RS 1,16 milhão que foram investidos na empresa Dunel Indústria”.
Desse valor, um total de R$ 537,2 mil são originados de transferências bancarias de contas de empresas controladas pelo doleiro Carlos Habib Chater. O restante, R$ 618,3mil, segundo a Procuradoria da República, “tem origem em receitas ilícitas administradas pela empresa CSA Project Finance Consultoria e Intermediação de Negócios Empresariais”.
A defesa do doleiro Alberto Youssef nega as acusações atribuídas pelo Ministério Público Federal. Fonte o Estadão

14/07/2014

TRE APLICA MULTA NO DEPUTADO FEDERAL ZECA DIRCEU

ELEIÇÕES 2014

TRE aplica multa em Zeca Dirceu

O TRE do Paraná condenou dia 11 de Julho o deputado federal Zeca Dirceu (PT), desta vez pela produção e distribuição de material impresso em Umuarama e região como campanha eleitoral antecipada, com aplicação de multa de R$ 5 mil. O material continha a divulgação de feitos do governo federal com destaque ao nome do deputado e do seu partido. Na decisão, o desembargador Guido José Döbeli, considerou a argumentação do PMDB do Paraná que alegava, entre outros, que a intenção do petista era incutir no eleitor a impressão de que ele é o único responsável pela obtenção de recursos públicos e serviços para a região. No final de junho o TRE também considerou irregular a distribuição de outdoors em diversos pontos de Umuarama que parabenizava a cidade pelo transcurso dos 59 anos e igualmente mencionava recursos de programas do governo federal. Fonte Rigon

11/07/2014

SAÚDE CONFIRMA MAIS DUAS MORTE POR DENGUE EM MARINGÁ


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou na quinta-feira (10), no boletim da dengue, mais duas mortes em decorrência da doença em Maringá. Os óbitos aconteceram nos meses de fevereiro e março. Um deles é de uma pessoa que tinha síndrome de down e cardiopatia, o que pode ter agravado o quadro clínico. Outros detalhes sobre os casos só devem ser divulgados quando a íntegra do relatório for disponibilizada pela Sesa, o que deve ocorrer ainda nesta sexta-feira (11). Até o último relatório da secretaria municipal de Saúde, do último dia 4 de julho, três pessoas tinham morrido por dengue em Maringá neste ano. Das 17 estações meteorológicas avaliadas pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em junho, apenas a de Maringá demonstra condições climáticas de médio risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Todas as outras não apresentam risco, muito diferente do que ocorria no verão. Desde agosto do ano passado, 16.886 casos de dengue foram confirmados no Paraná, sobretudo nas regiões norte, noroeste e oeste. Neste período, 48 municípios atingiram patamares epidêmicos, o que significa que registraram índices superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No entanto, com a queda das temperaturas, o número de casos de dengue vêm caindo significativamente em todo o Estado. De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde, o pico da doença neste ano foi registrado na segunda semana de abril, quando ocorreram 1.244 novas confirmações. Atualmente, este número chega a média de 100 casos novos por semana. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, afirma que a situação é favorável para intensificar o combate ao mosquito através da eliminação mecânica dos criadouros. "Apesar dessa redução, o cuidado com a doença deve continuar. Os ovos do mosquito têm a capacidade de sobreviver até 450 dias aguardando um dia propício para eclodir e se desenvolver", destaca. O relatório informa ainda a ocorrência do segundo caso autóctone de dengue em Curitiba. A pessoa é moradora do bairro Xaxim e não tem histórico de viagem a cidades endêmicas. "Isso reforça a necessidade das pessoas se conscientizarem de que a dengue é um problema de todos", ressaltou a coordenadora do programa estadual de controle da Dengue, Themis Buchmann. Ontem também aconteceu em Curitiba o encontro mensal do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, que reúne representantes de diversas instituições para o enfrentamento da doença no Estado. Uma das pautas foi o risco da introdução da febre chikungunya, doença que preocupa as autoridades sanitárias de todo o Brasil. A febre chikungunya tem forma de transmissão e sintomas semelhantes ao da dengue. A diferença fica por conta da intensidade dos sintomas e forma de tratamento. Por isso, a secretaria da Saúde está redigindo uma nota técnica e realizará uma série de eventos regionais para orientar os médicos sobre a conduta em relação à doença. Ao todo, o Brasil já contabiliza 20 casos importados da doença, incluindo dois no Paraná – mais especificamente em Maringá. Em todos, os pacientes foram infectados no exterior. "Estamos monitorando a situação e por enquanto não há a circulação deste vírus no Paraná. Contudo, é importante que todos façam a sua parte no trabalho de prevenção, que é o mesmo da dengue", alertou o superintendente da Secretaria da Saúde.

10/07/2014

CONTRARIANDO OPINIÕES DA MAIORIA CARLOS DA CRECHE É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

Nos bastidores da politica de Paiçandu até outro dia a copa do mundo havia ganhado espaço por conta da possível chance de nossa seleção brasileira conquistar a sexta medalha, mas como politica é algo que se discute todos os dias ambos assuntos sempre são debatidos nas rodinhas de conversa. E tem gente que apostou que o vereador Carlos da Creche estava blefando e que não seria candidato, estava esperando a melhor oferta por parte de algum candidato a deputado estadual interessado no seu apoio. Mas Carlos Martins já definiu e sera mesmo candidato a deputado estadual pelo PDT. Acredita que a cidade já tenha condições reais de eleger seu próprio deputado estadual. Hoje temos cerca de 28 mil eleitores em Paiçandu e se houver uma grande conscientização por parte dos eleitores podemos sim dar uma expressiva e considerável votação para qualquer candidato que dispute as eleições em Paiçandu. Segundo informações da assessoria de imprensa do candidato Carlos Martins vai trabalhar em 20 municípios da região em uma possível parceria com o candidato a deputado federal Edmar Arruda. Também nos foi informado que o candidato esta em Curitiba onde ira gravar amanha a noite o programa politico do partido que será transmitido durante o horário eleitoral. Carlos Martins é vereador da atual mesa legislativa sendo em ambas disputas um dos mais votados.