Na tarde da ultima Quarta Feira (12) pacientes que estavam dependendo de consultas no Hospital Municipal São José em Paiçandu tiveram que ter muita paciência. Para conseguir uma consulta hoje no hospital, a demora chegava a seis horas de espera.
A reclamação foi no geral. Muita demora no atendimento a consulta com médico. Pacientes que chegaram às 11:30 da manhã foram ser atendidos por volta das 18:00 horas.
Quando o Blog chegou, e o colaborador Alan Cezar Veroneze, encontramos um ambiente tenso. Com várias pessoas nervosas e passando mal devido a saúde fragilizada, aguardando o atendimento.
Chegamos no hospital por volta das 17:40, quando fomos abordados pela Diretora do hospital em não produzir a matéria dentro do hospital.
Todo comunicador, acredita na liberdade de expressão, quando mais ainda mostra o sofrimento daquele povo, que somos como porta vozes, e atender os seus anseios, ouvindo ambas as partes e mostrando a realidade do que se encontra. Não estamos aqui como espiculadores das situações, mas mostrar a verdade do que o nosso povo passa e sente.
Encontramos no hospital a Dona Neuza Salemes da Silva, que em depoimento disse que estava no hospital desde às 13:00 horas da tarde com sua filha, de 15 anos, com diabete alta. Ela relata, a demora e a enrolação no atendimento. Já era mais de 19:00 da noite ela ainda permanecia no hospital, sua filha, foi atendida por volta das 18:00 horas.
Já Edilaine Camargo, chegou por volta das 11:30 da manhã e foi atendida por volta das 18:30 horas, queixando de sinusite e enxaqueca. Ela disse que não foi medicada no hospital e sim em casa, e que o médico passou uma receita de calmante.
O Blog foi convidado para conversar com a Diretora Administrativa do hospital, Clarisse Monteiro dos Anjos. Segunda ela relatou ao blog, que o hospital tem o objetivo de atender casos de emergência e urgência, consultas seletivas. E que muitos não procuram as unidades básicas de saúde que superlotam o hospital.
O problema que o blog apurou, que justamente as unidades básicas de saúde (os postos), como já não há mais vaga naquelas localidades, os funcionários fazem o encaminhamento para o hospital São José.
Outro problema que foi relatado, durante no período da tarde, há somente, apenas um médico de plantão para atender as consultas.
Segundo a diretora, afirmou, já está sendo realizado, o chamamento de médicos, mas não informou o prazo que isso possa acontecer.
Segundo a administração do hospital, está sendo estudada, a possibilidade de criar ambulatórios nos postos de saúde, com mais médicos, para não sobrecarregar o hospital. Mas, sem data prevista.
O que revoltou muita gente, ontem no período da tarde, foi uma gestante de sete meses, após esperar horas na fila, começou com uma hemorragia grave. Ela passou mal e foi encaminhada para o H.U. Detalhe: Não havia ambulância para leva-lá, foi preciso que terceiros levassem a moça.
A saúde de Paiçandu, continua com a situação grave. Muita demora no atendimento. E quem perece é a população.
O Blog pegou dois depoimentos lá no hospital, juntamente com a equipe da RPCTV. E uma nota coberta, vai ao ar ainda hoje na hora do almoço, ao meio dia, falando da demora no atendimento. A reportagem vai ser exibida no Paraná TV 1° Edição.
e é esse pais qe vai sediar a copa!!!
ResponderExcluirE o Prefeito por onde anda? será que não ve ou não quer ver essas coisas? Poderia ter um portal de transparencia que colocasse para toda a população as viagens do prefeito, seus secretários e as respectivas diárias mes a mes.Valores, para saber como está sendo gasto o nosso dinheiro.
ResponderExcluirÉ uma pena o São José de hoje e o de 2003, quando Moacir quebrou o contrato do Vieira.O São José de Hoje está proibido até de fazer parto normal. O São José do Dr.Vieira foi eleito o 10 do Paraná e campeão do Paraná em cirurgia de varizes.
ResponderExcluir