CAMPANHA

CAMPANHA
DENGUE

PRIMOM ACABAMENTOS

PRIMOM  ACABAMENTOS
A MELHOR DA REGIÃO

SANTOLI

SANTOLI
COLHÕES

01/09/2025

7ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES DISCUTE FUTURO DOS MUNICÍPIOS



Evento contou com a presença de diversas autoridades

7ª Conferência Estadual dos Municípios 


Curitiba foi palco, na quinta-feira (28), da abertura da 7ª Conferência Estadual das Cidades do Paraná, evento que marca um importante momento de reflexão e construção coletiva sobre o futuro urbano do Estado. A conferência reuniu cerca de mil pessoas ao longo do dia de trabalho, entre representantes da sociedade civil, gestores públicos, acadêmicos e entidades setoriais.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o encontro estadual é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para ocorrer de 6 a 9 de outubro, em Brasília. A proposta é fomentar ideias e propostas que possam transformar os espaços urbanos em ambientes mais justos e resilientes.

O secretário de Estado das Cidades e presidente do Concidades-PR, Guto Silva, ressaltou em seu discurso de abertura que o avanço da urbanização em todo o mundo e no Paraná impõe novos desafios aos gestores públicos, pela mudança demográfica, o que exige uma discussão ampla com todos os setores para afinar as políticas públicas.

“O Paraná, em 2027, terá mais idosos que crianças e jovens e, em 2033, chegará ao seu ápice populacional. As pequenas cidades estão encolhendo e essa massa de população segue para as cidades-polo. Então muito que aprendemos sobre cidades precisamos rever e colocar uma lupa sobre o orçamento para atender essas novas necessidades”, disse o secretário, assinalando a importância da conferência neste processo.

Guto Silva assinalou que o Governo do Paraná já tem programas como o Casa Fácil Terceira Idade, o Rota do Progresso e Asfalto Novo, Vida Nova, que focam no envelhecimento da população e no estímulo ao dinamismo e desenvolvimento dos pequenos municípios. “Este encontro é para refletir o futuro das cidades. Proponho que a gente olhe para o indivíduo, que o Estado e o município sejam cada vez mais um prestador de serviços para o cidadão e que o orçamento possa englobar e atender essas novas necessidades que a realidade tem imposto a todo o Paraná”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARANÁ DEVERÁ TER SAFRAS RECORDE ESSE ANO

Paraná deverá ter safras Recordes esse ano Os trabalhos de campo nas principais culturas agrícolas do Paraná seguem em ritmo acelerado na sa...