Rota Turistica Caminhos de Peabiru
As secretarias de Estado do Planejamento e Turismo realizarão entre os dias 22 de julho e 8 de agosto oficinas presenciais de mapeamento nas regiões participantes da Rota Turística Caminhos do Peabiru, agrupadas com três ou quatro municípios cada. A ação contará com a participação do Serviço Social Paraná Projetos e consultores da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico - Universidade Estadual de Maringá (Fadec-UEM), contratada para a elaboração do Plano de Implantação.
Os Caminhos do Peabiru são uma rota histórica de mais de 3 mil anos que atravessa o Paraná e vai até o Peru, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Somente no território paranaense a rota tem um percurso de cerca de 2 mil quilômetros, passando por diversos sítios arqueológicos. O caminho era utilizado para fins de comércio e comunicação por povos indígenas como os Guarani, Kaingang e Xetá e, posteriormente, foi utilizada pelos incas e por exploradores europeus e jesuítas.
Essa etapa das oficinas oferece não somente capacitação técnica em mapeamento e planejamento de trilhas, mas também oportunidade de ampliar o conhecimento entre os diferentes atores envolvidos, além de promover a integração entre os municípios vizinhos e fortalecer iniciativas locais de desenvolvimento turístico.
As oficinas são voltadas aos pontos focais indicados pelas prefeituras e aos integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) municipais. Cada município terá o prazo de 30 dias após a oficina para encaminhar à equipe consultora o traçado preliminar da trilha em seu território. Em seguida, os municípios deverão iniciar o processo de consulta pública, etapa obrigatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário