CAMPANHA BOTA FORA
PRIMOM
30/08/2024
USINA SANTA TEREZINHA: ENGENHEIROS AGRICOLA DA UNIDADE DE MARINGÁ, ESTIVERAM ESTIVERAM EM CIDADE GAUCHA
29/08/2024
GABRIEL GALIPOLO FOI INDICADO PELO PRESIDENTE LULA PARA COMANDAR O BANCO CENTRAL
Gabriel Galípolo indicado para o BC
O presidente Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) escolheu Gabriel Galípolo para assumir o cargo de presidente
do Banco Central, após o término do mandato de Roberto Campos Neto.
Atualmente, Galípolo é diretor de Política Monetária do BC.
O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda,
Fernando Haddad, nesta quarta-feira (28/8), no Palácio do Planalto. A indicação
será encaminhada ao Senado.
“Cabe ao Senado marcar e
decidir, mas quero crer que está sintonizada com [Rodrigo] Pacheco e Lula a
importância dessa indicação. Vamos aguardar pronunciamento do Pacheco”, afirmou
Haddad.
28/08/2024
LUTO NO FUTEBOL: MORREU O ZAGUEIRO DO NACIONAL APÓS PASSAR MAL EM JOGO NO MORUMBI CONTRA O SÃO PAULO
27/08/2024
População do Paraná deve ultrapassar 12 milhões de habitantes até 2027, aponta IBGE
População do Paraná em crescimento |
Atualmente com 11,44 milhões de habitantes, a população paranaense deve continuar crescendo até 2044 e, a partir de 2027, ultrapassará a marca de 12 milhões de habitantes. É o que apontam os dados mais recentes sobre a projeção da população nacional divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (22) e analisados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
As projeções são feitas pelo órgão nacional a partir dos dados obtidos do Censo 2022. De acordo com estas estimativas, o Estado deverá chegar a 2027 com 12,01 milhões de residentes, aproximadamente 570 mil a mais do que o último recenseamento.
O auge do crescimento populacional estadual deve ocorrer em 2044, quando, de acordo com as projeções, haverá 12,46 milhões de pessoas espalhadas pelos 399 municípios do Paraná. Após este ano, o IBGE estima que a curva se inverterá, com queda no número geral de habitantes.
Já o crescimento populacional do país vai desacelerar até 2041, quando a população atingirá seu valor máximo: 220,4 milhões de habitantes. A partir deste ano, a população do País deve diminuir, até chegar aos 199,2 milhões de habitantes em 2070. Rio Grande do Sul e Alagoas devem ser os primeiros a reduzir sua população, já em 2027. Por outro lado, Mato Grosso deve ser o último estado a fazer essa inflexão.
ENVELHECIMENTO – De 2024 a 2070, a idade média dos paranaenses passará de 36,4 para 48 anos. No mesmo período, a proporção de idosos subirá de 17% para 36,9% da população. Em 2024, o IBGE projetou um total de 2,01 milhões de paranaenses idosos, número que deverá mais do que dobrar até 2070, quando as estimativas apontam para cerca de 4,23 milhões pessoas com 60 anos ou mais residentes no Estado.
Além da presença de mais pessoas na faixa da terceira idade, elas também viverão por mais tempo. A expectativa de vida para um paranaense nascido em 2000 era de 72,2 anos, passando para 76,8 anos em 2024 e 83,9 para os nascidos em 2070, segundo as atuais projeções. Os números evidenciam a melhoria das condições de vida da população e a boa estrutura de atendimento na área de saúde no Paraná.
De acordo com o presidente do Ipardes, Jorge Callado, os dados serão levados em conta para o planejamento de Governo e elaboração das políticas públicas estaduais. “O Governo do Estado está atento aos movimentos populacionais e já tem desenvolvido programas e ações específicos, como o Condomínio do Idoso, voltado à crescente parcela da população de mais idade”, afirmou.
TAMANHO DAS FAMÍLIAS – Na mesma publicação em que projeta a população nacional e dos estados para as próximas décadas, o IBGE também analisou a taxa de fecundidade das mulheres brasileiras. Apesar de seguir uma tendência nacional de redução no número de filhos por mulher iniciada na década de 1960, o Paraná tem atualmente a maior taxa de fecundidade do Sul do Brasil.
Cada mulher paranaense tem, em média, 1,59 filho, enquanto essa proporção é de 1,58 entre as catarinenses e de 1,51 entre as gaúchas. A proporção de nascimentos do Estado também supera a média nacional, que é de 1,57 por mulher. Essa taxa de fecundidade também tem influência direta nas projeções populacionais traçadas pelo IBGE.
Segundo a gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE, Izabel Marri, a principal importância das projeções é ter informações sobre a população do País anualmente, pois os censos demográficos são feitos apenas a cada dez anos. “Essa informação, por idade e sexo, é fundamental para se elaborar políticas públicas voltada para crianças, idosos ou para a força de trabalho. Além disso, esses dados são a base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE)”, disse.
Izabel lembra que a redução da taxa de fecundidade é resultado, entre outros fatores, do aumento da urbanização, da entrada das mulheres no mercado de trabalho e da maior escolaridade feminina, além da popularização da pílula anticoncepcional. “Com isso, as taxas de fecundidade recuaram gradativamente de uma média de mais de seis filhos por mulher para os patamares atuais”, explicou.
24/08/2024
Rodovia entre Maringá e Iguaraçu terá fiscalização de excessos de velocidade
Fiscalização será rigorosa |
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) está iniciando neste domingo (25) a operação de fiscalização de excessos de velocidade por meio de radar portátil na PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, na região Noroeste, trecho em obras de duplicação.
Os agentes de trânsito do DER/PR vão atuar em pontos críticos de acidentes, das 7h30 às 17h30, do km 70+130 ao km 90+580, em ambos os sentidos. Neste trecho, a velocidade máxima está em 60 km/h, com alguns segmentos a 40 km/h. Placas de sinalização vertical identificam o limite de velocidade ao longo da pista.
Desde o mês de julho o DER/PR intensificou as ações para melhorar a segurança viária do trecho, com o fechamento de acessos irregulares, e com reforço de toda a sinalização horizontal e vertical.
Outra importante ação foi a intensificação da fiscalização de trânsito na rodovia, com a permanência de agentes de trânsito do DER/PR em três viaturas leves ostensivas e uma viatura guincho pesado. No período de 15/07 a 07/08 os agentes de trânsito realizaram 1.174 notificações, sendo 389 delas por ultrapassagem irregular em faixa contínua – comportamento responsável pela maioria dos acidentes com fatalidade registrados nestes dois meses.
OBRA – A duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu contempla um trecho de 21,82 quilômetros, e inclui uma nova ponte sobre o Rio Pirapó, três viadutos, duas passarelas, galerias, passa-fauna, sinalização viária, iluminação, melhorias ambientais e recuperação da pista existente. A obra tem investimento de R$ 183.456.873,42 e atingiu a marca de 55,36% de execução na medição mais recente, de julho.
Em um trecho em obras, com movimentação constante e mudança de frentes de serviço e, consequentemente, alteração na sinalização com mudança de desvios e alteração de pistas, é ainda mais importante que os usuários sigam com cautela e atenção redobrada.
20/08/2024
GOVERNADOR RATINHO JUNIOR, LAMENTA A MORTE DA PRIMEIRA DAMA DE CURITIBA
Margarita Sansone, Primeira Dama de Curitiba
Em nome do Governo do Estado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior manifestou profundo pesar pelo falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, ocorrido nesta terça-feira (20). Esposa do prefeito Rafael Greca, ela foi uma figura marcante na capital paranaense, conhecida principalmente por sua dedicação às causas sociais e com os mais vulneráveis.
“A cidade de Curitiba perdeu hoje a sua primeira-dama. Eu perdi uma amiga, uma entusiasta do desenvolvimento do nosso Paraná”, inicia a nota de Ratinho Junior.
“Genuinamente, a Margarita simbolizava o amor: o amor pelo marido, o amor pela cidade que ajudou a cuidar e o amor pelo povo do Paraná. Descanse em paz, Margarita. Nós continuaremos aqui, ao lado do prefeito Greca, trabalhando para fazer aquilo que você tanto gostava: ver os ‘curitibinhas’ sorrirem. Descanse em paz sabendo que a nossa gratidão será permanente por tudo aquilo que você fez pela cidade. Aos amigos e familiares o meus sentimentos nesse momento de profunda dor”, conclui o governador.
Natural de Curitiba, Margarita construiu sua carreira e família na Capital paranaense. Formou-se em Economia, trabalhou com jornalismo e também ministrou aulas de língua e literatura francesa, além de estudar arqueologia e história da arte. Ao lado de Greca, a quem acompanhou durante toda a sua trajetória pública, ela se destacou pela atuação humanitária, obtendo amplo reconhecimento pelo seu trabalho em prol dos menos favorecidos e sua dedicação à Curitiba.
Como primeira-dama, liderou diversas iniciativas voltadas ao bem-estar da população, com destaque para projetos de inclusão social e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Uma das suas principais ações foi a criação da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, em 1993. Também ocupou a presidência da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Em suas redes sociais, Rafael Greca lamentou a perda da esposa, com quem dividiu a maior parte da vida. “Com profundo pesar e meu coração curitibano dilacerado, cumpro o doloroso dever de comunicar a passagem de minha amada Margarita Elisabeth Pericás Sansone de Macedo. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida”, diz um trecho da publicação.
A missa em homenagem a Margarita será nesta quarta-feira (21), às 15h, no Memorial de Curitiba. O sepultamento acontecerá na sequência, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. O prefeito também solicitou aos amigos que desejarem prestar homenagens à primeira-dama que, em vez de enviarem coroes de flores, façam doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou artigos ao Disk Solidariedade.
17/08/2024
Paraná libera R$ 152 milhões para projetos de obras e reformas das universidades
Projetos e Reformas somam mais de 152 Milhões |
O Governo do Estado aprovou um novo aporte financeiro de R$ 152 milhões para financiar 459 projetos de reformas, obras e manutenções nos câmpus das sete instituições estaduais de ensino superior. As dotações orçamentárias estão disponíveis no edital de resultado do Programa de Apoio a Infraestrutura das Universidades Estaduais (Proinfra), publicado nesta sexta-feira (16) pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico, que é administrado pela secretaria.
Do montante previsto, R$ 71,5 milhões serão aplicados em investimento e R$ 80,4 milhões em custeio, de acordo com os planos de trabalho elaborados pelas instituições. O intuito é concluir obras paralisadas, incluindo a aquisição de equipamentos, softwares e materiais de consumo para melhoria da infraestrutura da rede estadual de ensino superior. Além de modernizar os espaços acadêmicos, a iniciativa irá contribuir para a formação de profissionais qualificados, com impacto no desenvolvimento científico e tecnológico paranaense.
As universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL) e do Oeste do Paraná (Unioeste) receberão repasse de R$ 32,2 milhões, R$ 26,7 milhões e 24,7 milhões, respectivamente. Entre as obras estão a construção de laboratórios do Departamento de Engenharia de Alimentos, no câmpus sede da UEM, e de calçadas acessíveis com instalação de piso tátil no câmpus da UEL. Na Unioeste, parte dos recursos será destinada para a construção do laboratório do curso de Enfermagem, em Cascavel, e da biblioteca do câmpus de Foz do Iguaçu.
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) receberá um aporte de R$ 21,6 milhões, que será aplicado principalmente na contratação de serviços especializados em arquitetura e engenharia. Entre as obras estão instalações elétricas nos câmpus em Curitiba, Apucarana, no Vale do Ivaí, e Paranavaí, no Noroeste do Estado; pavimentação e iluminação em Campo Mourão, no Centro-Oeste; e reforma do auditório e da cantina do câmpus de Paranaguá, no Litoral.
Cerca de R$ 17 milhões serão repassados para as universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG) para custear projetos relacionados a sistemas de prevenção de incêndio e reforma de telhados. Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) os recursos serão utilizados para construir os restaurantes universitários dos três câmpus: Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e Bandeirantes e Cornélio Procópio, na região Norte. A instituição receberá um total de R$ 11,7 milhões.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, esse resultado do Proinfra habilita as instituições para a execução dos investimentos. “Focamos esse edital em temas cruciais, como acessibilidade, prevenção de incêndio e finalização de obras nas instituições para melhorar as condições de trabalho e de segurança para toda a comunidade acadêmica e agora as universidades podem dar celeridade à contratação dos serviços para que os investimentos sejam efetivamente realizados”, afirma.
Ao longo deste segundo semestre, a expectativa é de que gestores da Seti e das universidades visitem algumas das obras previstas nos câmpus acadêmicos. O intuito é acompanhar o andamento dos projetos e a execução dos planejamentos, conforme os planos de trabalho propostos pelas instituições de ensino.
ORÇAMENTO RECORDE – Em março deste ano, o governo estadual anunciou um orçamento de R$ 708,9 milhões para o financiamento de projetos e programas estratégicos da área de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em 2024. Prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA), essa dotação orçamentária é administrada pela Seti e operacionalizada por meio do Fundo Paraná. O valor representa um incremento de 37% em relação aos R$ 517 milhões aplicados no ano anterior.
Além de financiar projetos das universidades, uma porcentagem dos recursos contempla ações de outras instituições, como a Secretaria da Inovação (Sei), Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
14/08/2024
Produção de biogás a partir da suinocultura gera renda extra para produtores do Paraná
É o caso da família Baratto, de Medianeira, na região Oeste do Estado. Desde que passaram a produzir biogás dentro da propriedade com os resíduos da suinocultura, eles conseguiram zerar a conta de luz e ainda lucram com a sobra de energia. “A energia, que antes nós pagávamos, agora é abastecida pela nossa própria produção e o restante a gente ainda consegue vender”, explica o produtor Rodrigo Baratto.
Após três meses do sistema instalado, ele gera cerca de 25 mil kilowatts por mês, dos quais 2 mil kilowatts são usados para cobrir o consumo da propriedade, enquanto o restante é vendido. Dessa forma, a família economiza entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil que da antiga fatura mensal de energia e ainda vende o excedente por aproximadamente R$ 12 mil mensais.
A soma entre o valor economizado e o lucro com a comercialização da energia encurtam o tempo para que o investimento feito para viabilizar a produção de biogás na propriedade se pague. Ao todo, a família investiu R$ 680 mil para a instalação do sistema.
A história da família é tema da série de reportagens “Paraná, energia verde que renova o campo”, que mostra exemplos de produtores rurais de todo o Estado que aderiram ao programa RenovaPR para implantar sistemas de energias sustentáveis em suas propriedades.
13 DE AGOSTO FOI O DIA MAIS FRIO NO PARANÁ
Geada em vários municípios do Paraná
O Paraná registrou nesta terça-feira (13) o dia mais frio de 2024, com -5,3°C em General Carneiro, além de sensação térmica de -9,2°C. Em vários municípios as temperaturas foram as menores do ano, como no caso de Curitiba, que teve mínima de 1,4°C, chegando à máxima a 12°C. Veja a lista de mínimas AQUI . É o que aponta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Temperaturas negativas foram observadas principalmente nas cidades mais ao Sul do Estado. Os cinco municípios que apresentaram as menores temperaturas foram General Carneiro, na região Sul (-5,3°C); Palmas, no Sudoeste, (-3,6°C); São Mateus do Sul, também no Sul (-3,4°C); Castro, nos Campos Gerais (-2,8°C); e Pinhão, no Centro-Sul (-2,6°C). Quinze cidades, entre as 57 com estações, registraram temperaturas abaixo de zero no Paraná. No começo da manhã a temperatura mais alta foi registrada em Paranaguá: 8,6°C.
Como explica o meteorologista William Max de Oliveira Romão, do Simepar, a queda drástica dos termômetros nesta semana tem relação com um fenômeno climático específico. “Atualmente, nós temos um anticiclone passando por cima do Paraná. É uma massa de ar de alta pressão que joga o ar frio de níveis mais altos da atmosfera para a superfície. Assim, as temperaturas ficam mais baixas por conta da retenção desse ar”, destaca.
PRÓXIMOS DIAS – O Simepar também aponta que essa pressão do ar se afastará do continente a partir desta quinta-feira (15), dando espaço para a entrada de um sistema de baixa pressão, fazendo com que as temperaturas se elevem gradualmente.
Para os próximos dias, a previsão é que no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no Leste do Paraná as temperaturas fiquem com mínima de 7°C e máxima de 24°C. Já no Sul, a mínima será de 10°C e a máxima de 24°C, enquanto no Sudoeste de 13°C e 25°C, respectivamente. Mais ao norte do Estado, a mínima será de 11°C e a máxima baterá os 33°C. No Noroeste, a mínima fica em 14°C e a máxima em 30°C, e o Norte Pioneiro terá mínima de 10°C e máxima de 29°C.
Antes dos termômetros subirem, entretanto, há previsão de geada. Nesta quarta (14), o fenômeno ocorrerá com mais intensidade em Guarapuava, no Centro do Estado, Palmas e Pato Branco, no Sudoeste, e em União da Vitória, no Sul. Ela deve ocorrer de forma moderada em Curitiba e Região Metropolitana, Lapa, Jaguariaíva, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, em Cascavel, na região Oeste, e em Palmital, na região Central. Já na quinta-feira, o fenômeno será mais brando, com possibilidade de geada apenas na Lapa e União da Vitória.
INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL – No site do Simepar estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná. Também é possível visualizar imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas).
ALERTA GEADA – O Simepar disponibiliza também, até o final do inverno, previsões de geadas para todas as regiões por categorias de intensidade (fraca, moderada ou forte) com antecedência de até 72 horas. Avisos são lançados no serviço Alerta Geada, mantido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e disponível nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, site do IDR-Paraná e pelo telefone (43) 3391-4500 (WhatsApp).
De acordo com o IDR-Paraná, no caso de geadas é recomendável a proteção das lavouras passíveis de cuidados preventivos no campo e nos viveiros. Os cafeeiros até dois anos devem ser protegidos com palhada (mistura de palha e farelo) ou terra. Os canteiros e estufas de hortaliças em geral necessitam de aquecimento, irrigação ou cobertura. Também devem ser protegidas as mudas recém-plantadas de frutíferas e espécies florestais tropicais. Em caso de forte resfriamento, as granjas de aves e suínos também precisam ser aquecidas.
11/08/2024
PARABÉNS PAIS, HOMENAGEM DA USINA SANTA TEREZINHA
09/08/2024
COLHEITA DO MILHO VAI SE ENCERRANDO NO PARANÁ
Colheita do Milho vai se encerrando no Paraná |
A colheita do milho de segunda safra 2023/24
está se aproximando do final no Paraná. E uma boa notícia para o produtor é que
o preço recebido pela saca de 60 quilos fechou em R$ 49,96 nesta última semana,
representando alta de 12% sobre os R$ 44,51 pagos em agosto do ano passado.
O desempenho do preço no mercado interno caminhou no lado oposto
ao que foi observado na cotação da commodity na Bolsa de Chicago (EUA), que
caiu 16% no mesmo período. Em agosto do ano passado o bushel estava a US$
479,50 e baixou para US$ 401,62 agora. Bushel é a unidade internacional de
medida de mercadorias sólidas e secas. No caso do milho, um bushel equivale a
25,401 quilos.
“Os preços mais altos no mercado interno estão sustentados pela
alta do dólar, que subiu mais de 12%, e pela menor disponibilidade do produto”,
destacou o analista da cultura no Departamento de Economia Rural (Deral), Edmar
Gervásio, em texto publicado no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 2 a 8
de agosto.
No entanto, ele ponderou que o cenário é tênue, visto que
oscilações negativas no dólar tendem a pressionar os preços para baixo. “Além
disso, logo teremos o início da colheita americana e, confirmando uma safra
normal, é provável uma pressão ainda maior nos preços do mercado
internacional”, disse.
No Paraná a colheita avançou e atingiu 92% da área de 2,5
milhões de hectares de milho da segunda safra 23/24. A estimativa é que a safra
forneça 12,9 milhões de toneladas ao mercado.
08/08/2024
A POLITICA É UM MAL QUE SE FAZ NECESSÁRIO, MAS AINDA É O PRINCIPAL CAMINHO PARA EFICIENTES MUDANÇAS
Urna eletrônica sinal de Democracia |
Que a política é necessária, isso é fato e não se discute, o grande problema é que na maioria das vezes, o politico não faz politica e sim politicagem. Em resumo ela é um mal necessário, mas é o caminho mais eficiente para mudanças
E a diferença entre uma coisa e
outra é muito grande. Representar a comunidade, propor projetos que vão de encontro
as necessidades básicas, saúde, educação, saneamento básico etc, deveria de ser
a regra fundamental no curso do mandato de qualquer parlamentar, seja,
municipal, estadual, federal
Mas, infelizmente essa não é a
nossa realidade. Logicamente que temos políticos sérios, ainda que em sua
grande minoria. Daqui alguns dias teremos início a campanha oficial dos
candidatos
Mas as intrigas, picuinhas,
enganação aos eleitores já começou, pois todo pré candidato seja pra qual cargo
que dispute, ele tem o QG da maldade, é lá que são traçadas as metas de como
denegrir seus oponentes
A distribuição dessas mensagens
se tornou ainda mais fáceis, com a rapidez dos correios eletrônicos
E o eleitor ao invés de receber
propostas em seus celulares e casas, recebem uma enxurrada de informações que
tem como finalidade única, denegrir os candidatos
O trabalho de passar essas
informações pra frente, também são praticamente obrigação dos cabos eleitorais,
que são contratados pra pedir o voto e falar mal do outro
E voto de cabresto, esse ai não pode faltar, certamente é umas formulas magicas que o politico se apega
“ EU VI FULANDO NA PORTA DA LOJA
DO CICLANO, FICA ESPERTO QUE MUDOU DE LADO”
“ FULANDO CUMPRIMENTOU CICLANO”
“ FULANO ESTAVA NA FOTO COM
BELTRANO”
Uma serie de coisas idiotas com
um único propósito, enganar o eleitor
Então! Se durante as eleições
alguém for até você levar esse tipo de informação e não apresentar nem uma proposta,
fique atento. Pois nós somos exatamente aquilo que falamos
VOCÊ QUE É CANDIDATO, E QUER
CONQUISTAR O VOTO DO ELEITOR, SEGUE UMA DICA SUPER VALIOSA. APRESENTE PROPOSTAS
Luto: PAIÇANDU SE DESPEDE DE ANÍSIO MONTESCHIO JUNIOR (Anisinho)
Anísio Monteschio Junior |
HOJE O DIA É TODO DELA, MARIA ZIRONDI (Mhá)
07/08/2024
PARABÉNS PAIS PELO SEU DIA, HOMENAGEM DA PRIMOM ACABAMENTOS
05/08/2024
REPUBLICANOS OFICIALIZA NOME DO EX PREFEITO JOSÉ ROBERTO RUIZ A PREFEITURA DE FLORESTA
José Roberto e lideranças municipais |
Convenção oficializou nome de José Roberto |
ANTONIO PRIMOM : EMPRESÁRIO VISITOU PODER LEGISLATIVO NESTA SEGUNDA FEIRA
04/08/2024
Informe Político: CONVENÇÃO MUNICIPAL DO PP
Professora Rosangela Galeo Autoridades com a Pré candidata Rosangela Galeo Deputado Federal Ricardo Barros