IPTU

IPTU
2024

PRIMOM

PRIMOM
MELHOR LOJA DE MATERIAS DE ACABAMENTOS

24/10/2013

"ENTREVISTA" É IMPOSSÍVEL PRESTAR UM ATENDIMENTO DIGNO AS PESSOAS DE PAIÇANDU DIZ DOUTOR MARCOS

NÃO TEMOS AS MINIMAS CONDIÇÕES PARA ATENDER A POPULAÇÃO DIZ DOUTOR MARCOS SOBRE O SISTEMA DE SAÚDE PAIÇANDU

Medico Doutor Marcos nos concedeu entrevista com exclusividade nesta Quinta Feira é nos relatou em detalhes o porque deixou de fazer parte do quadro clinico de Paiçandu

Marcos Antônio Carneiro da Cunha, Clinico Geral com especialização em obstetrícia, nascido na Paraíba, formado em 1980, lá se vão mais de 30 anos dedicados a medicina. Filho mais novo de uma família de vários irmãos, desde pequeno sonhava em ser medico. A condição financeira dos pais lhe permitiu estudar nos melhores colégios e logo veio a tão sonhada Universidade. Foram cinco anos que passaram rápido diz, a vontade em colocar na pratica tudo o que aprendeu era algo bastante esperado. Vieram os primeiros trabalhos e logo Doutor Marcos se viu a procura de espaços mais amplos e de uma dimensão que lhe permitisse maior aproximação com os pacientes. A Paraíba, seu estado natal logo deixou de ser projeção para os sonhos do menino que sonhou ser medico. Em 1983 se instalou aqui no Paraná, era o inicio de uma nova jornada com muitos obstáculos pela frente. Mas a dedicação sempre foi o ponto positivo no seu cotidiano. Em 1998 a convite do medico Doutor Francisco Vieira Filho, doutor Marcos passou a realizar alguns procedimentos cirúrgicos no recém aberto Hospital São José, se iniciava ali um grande vinculo com a comunidade de Paiçandu. Sua aceitação levou o então Prefeito Jonas Lima a contrata-lo para o PSF onde trabalhou durante quatro anos. Há praticamente 30 dias Doutor Marcos deixou de fazer parte do quadro de médicos de Paiçandu e embora muita gente não saiba nessa entrevista ela deixa bem claro as razões de sua saída.
Paiçandu On Line: Porque o senhor saiu de Paiçandu?

Doutor Marcos: Diversos fatores me levaram a sair de Paiçandu, mas dez dias antes de tomar essa decisão uma situação me fez refletir muito, foi a gota d’água.

Paiçandu On line: O senhor pode nos falar os motivos?

Doutor Marcos: Como um profissional vai desenvolver suas funções em um ambiente sem as mínimas condições. Hoje para se realizar uma simples sutura é muito difícil. Nosso sistema de saúde esta falido e não é por falta de dinheiro e sim falta de organização. Não temos Hospital, as pessoas que precisam de internamento passam por situações desagradáveis pra não dizer humilhante, alguns profissionais deviam ser excluídos do quadro de funcionários. A população precisa de respeito e de dignidade. Meu trabalho não pode ser feito com qualidade se eu não tenho o mínimo para oferecer aos pacientes. Isso me envergonha, preferi sair.     

Paiçandu On Line: Há quem o senhor atribui esse descaso?

Doutor Marcos: Falha da administração municipal, temos uma ótima secretaria de saúde, ela é uma pessoa competente, mas não tem autonomia para executar suas funções e isso prejudica muito o andamento do sistema de saúde publico. Enquanto ela não tiver liberdade para realizar seus trabalhos o sistema será falho.

Paiçandu On Line: Mas apenas essa mudança seria suficiente?
Doutor Marcos: Com certeza não, outros diversos fatores estão destruindo o sistema de saúde de Paiçandu, além disso não concordo com uma serie de fatos e acontecimentos que ocorrem.

Paiçandu On Line: Poderia nos dizer quais são?

Doutor Marcos: Na qualidade de profissional da saúde tem coisas que se eu contasse haveria uma grande revolta, terei que guardar isso infelizmente. Mas falo se não for publicado.

Paiçandu On Line? Voltaria atender em Paiçandu?

Doutor Marcos: Até penso em voltar sim, mas não vejo essa possibilidade tão perto. Enquanto as condições forem precárias como são eu não penso em voltar.

Paiçandu On Line: Como foi deixar de atender em Paiçandu?

Doutor Marcos: Uma enorme tristeza, sempre tive as pessoas daqui como uma família, foram muitos anos de convivência com essa população.

Paiçandu On Line: Pensa em se mudar?

Doutor Marcos: Isso não, eu tenho uma história com Paiçandu, tenho minha casa aqui meus negócios, amigos.

Paiçandu On Line: Suas considerações Finais?


Doutor Marcos: Quero agradecer primeiramente a Deus ao Paiçandu On Line e Jornal Folha Aberta, por me conceder esse espaço. Dizer a toda população de Paiçandu que é com enorme tristeza que deixei de atender aqui. Fiz muitos amigos que com certeza sempre vou lembrar, mas não posso compartilhar com os desmandos que vem ocorrendo na saúde publica local. Espero que em breve esse quadro seja revertido, pois não só a população e sim todos, merecem um tratamento digno e de respeito e não vejo mais isso em Paiçandu.                  

9 comentários:

  1. NUNCA TIVE O QUE RECLAMAR DESTE MEDICO SEMPRE FUI MUITO BEM ATENDIDA POR ELE QUE PENA ELE NOS DEIXOU. MAIS VAI EM FRENTE DOUTOR O SENHOR É UM GRANDE PROFISSIONAL

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/24/2013

    Disse tudo Dr. Marcos e concordo quando diz que a Secretária de Saúde é uma pessoa competente, muito humana, com muito potencial, mas infelizmente não tem mesmo nenhuma autonomia. Se ela tivesse tido desde o inicio liberdade para montar a própria equipe a coisa estaria seguindo de forma diferente, mas ate aqui só vemos imposições. Pessoas que faziam a diferença foram descartadas e o chupins continuam la a mamar no dinheiro publico sem fazer nada. Ate quando teremos que engolir isso. Sinto por sua saída Dr. pois sempre foi o único a ter comprometimento com o povo e era o único a fazer a diferença. Espero que quando essa equipe que esta ai no poder cair fora possamos voltar a contar com o Sr. Felicidades em sua nova trajetória, estará sempre dentro dos nossos coraçoes

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/24/2013

    UM PROFISSIONAL QUE FARA MUITA FALTA PARA PAIÇANDU, TUDO ISSO POR CONTA IRRESPONSABILIDADE DE ALGUMAS PESSOAS, ESTA CERTO ELE EM SAIR MESMO DO JEITO QUE AS COISAM ANDAM LOGO VÃO DIZER QUE ELE QUE É RUIM DE SERVIÇO

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/24/2013

    a coisa deve esta feia mesmo pois com o salario que ele tinha saiu da qui

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/24/2013

    até isso conseguiram fazer espero que logo tudo isso se resolva

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10/24/2013

    Nossa que entrevistinha mais fraca. Dizer que o setor público tem problema todo mundo sabe, dizer que o hospital num tinha condições, todo mundo sabe tb, tanto que tá fechado, ô povo hipócrita, metiam a boca no hospital e muitas vezes nesse médico aí, e agora fica todos aqui se lamentando, affff ô cidadezinhaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10/26/2013

      O maior problema do setor público é a incapacidade dos governantes de administrá-lo e gerenciá-lo. O hospital tinha problemas sim, mas nada que um bom administrador com uma boa equipe técnica e boa vontade não pudesse resolver sem ter que fechá-lo. Acho que nós povo de Paiçandu não somos hipócritas, pois não fingimos ser aquilo que não somos e nem tentamos enganar a nós mesmos. Reflita um pouco e cai na real.

      Excluir
  7. Anônimo10/28/2013

    Nao concordo com seu comentário anonimo de 10/24/2013, não me baseio em outros para dar a minha opinião. Nunca meti a boca no Dr. Marcos, sempre o tive em alta estima e quando falei não falei em nome do povo, falei em meu nome e dei a minha opinião. Nao seria eu hipócrita em em ir contra o que penso e sinto. Ele sempre me atendeu bem e foi ele quem fez os meus partos e trouxe meus filhos ao mundo. Hipócrita esta sendo você em condenar a opinião alheia. Faça como eu coloque sua opinião sendo democrático e respeitando a dos outros. Sentirei sua falta sim Dr. e sinto imensamente por sua saída. Obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10/28/2013

    Fechar o Hospital, essa foi para acabar mesmo. Veja a situação agora e reflita o quanto piorou. Veja quanto tempo se passou e continua pior, e ninguém enxerga isso. Piorou e muito.Coitado do povo. E o duro que as pessoas que lutaram para que isso acontecesse agora sumirammmmmmmmmmmmm, não fiscalizam como antes.

    ResponderExcluir